Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) recebe inscrições até 26 de maio

Estudantes de até 19 anos podem participar das etapas teórica e/ou prática.
Crédito: obr
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) recebe inscrições até o dia 26 de maio. A competição é aberta para participação de estudantes das redes pública e privada de ensino. 

Faça a inscrição na OBR

O professor/tutor deve fazer seu cadastro no sistema da OBR e, após validadas as informações, incluir os dados dos estudantes que participarão da Olimpíada de Robótica. 

Professores que já participaram em anos anteriores não precisam fazer novo cadastro, basta fazer o login e acessar a página de 2017. Se o (s) estudante (s) que forem competir nesta edição já tenham comparecido a OBR antes, é possível importar os dados cadastrais conforme instruções do Manual

Quem pode participar?

A OBR é voltada para estudantes dos ensino fundamental, médio regular ou técnico e pré-vestibulares. A idade máxima dos participantes é de 19 anos. 

Leia também: Estudantes brasileiros participarão de campeonato de robótica na NASA

Já para ser tutor (a) na competição, a pessoa precisa ter acima de 18 anos e estar vinculada à instituições ou Organizações não Governamentais (ONG) com fins educacionais. 

Categorias e Premiação

A Olimpíada Brasileira de Robótica conta com duas modalidades independentes, sendo que o estudante pode participar em apenas uma ou em ambas. A competição se divide em modalidade Teórica e Prática. 

=> Téorica: Etapa realizada na escola dos participante inscritos, a parte téorica apresenta questões que trazem problemas práticos do cotidiano a partir da robótica. Neste caso, o estudante não precisa ter conhecimento específico na área de robótica. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja também: Conheça os campeonatos de robôs

=> Prática: Esta fase exige um conhecimento mais aprofundado na parte de robótica e tecnologia. São formados grupos de até quatro alunos, os quais têm que construir um robô que funcione sem a interferência humana (sem controle remoto) e possa se movimentar por um terreno acidentado e salvar vítimas. 

Os estudantes que participarem da etapa prática deverão participar de eventos regionais. Conforme a pontuação obtida, eles poderão se classificar para as fases estaduais e a nacional, cuja final será em Curitiba, no mês de novembro. 

Em cada etapa (regional, estadual ou nacional) haverá premiação de equipes, baseando-se no desafio proposto e em tarefas surpresas que exige adaptação dos robôs e bom trabalho coletivo. 

A OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é realizada desde 2006. Considerado o maior evento de robótica da América Latina, a competição classifica estudantes para a RoboCup, campeonato mundial de robõs. 

A OBR é coordenada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Em 2016, a OBR contou com mais de 120 mil participantes e mais de 3 mil equipes. Mais informações no site da Olimpíada e no Manual