A análise da Biopirataria

Estratégias de ensino-aprendizagem

Terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro (inferior apenas ao tráfico de drogas e armas), a biopirataria é caracterizada pela retirada ilegal de material genético, espécies de seres vivos e exploração da sabedoria popular de uma nação para a exploração comercial em outra, sem que haja o devido pagamento de patente. Esse é um crime muito comum no Brasil, que causa prejuízos ambientais e econômicos para o país.

Ao abordar esse conteúdo em sala de aula é importante destacar os diversos efeitos negativos da biopirataria:

- Prejuízos econômicos (o país deixa de receber royalties);
- Redução da fauna e da flora;
- Desequilíbrio na cadeia alimentar e
- Mortes de animais.

Em seguida, elucide que o Brasil, em razão da sua grande biodiversidade, é um dos principais alvos desse tipo de crime. Aponte os estados brasileiros onde ocorrem a captura (principalmente os estados das Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, em especial a Bahia e Amazonas) e a comercialização (São Paulo e Rio de Janeiro) das espécies retiradas de seu habitat natural.

Explique aos alunos que, conforme dados da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, somente no Brasil, cerca de 40 milhões de animais são capturados e vendidos ilegalmente, o que movimenta aproximadamente 1 bilhão de dólares por ano.

Em seguida, destaque os métodos cruéis de captação e transporte de animais vítimas da biopirataria e solicite a análise da seguinte figura:

Animal vítima de métodos agressivos

Posteriormente, realize um debate com os alunos abordando o conteúdo estudado e apontando as consequências da biopirataria e possíveis soluções para combater esse crime à natureza.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Versão Desktop