A física nos esportes radicais

Estratégias de ensino-aprendizagem

Rampa de skate, um bom lugar para fazer estudo da física.

A física está presente em tudo o que fazemos, no andar, no falar, como também no ato de praticar esportes. É verdade, a ciência física se encontra presente em todos os esportes como, por exemplo, no buddy jumping, no skate e no automobilismo.

Nos esportes radicais a física se apresenta de várias formas, nas transformações de energia (cinética e potencial), na velocidade que os corpos adquirem, na resistência que o ar faz aos movimentos, etc. Mas como utilizar a prática de esportes radicais para explicar um conteúdo de física? É essa a parte boa.
Os alunos que estudam física no ensino médio são jovens que estão descobrindo novas realidades. É através do gosto por novas descobertas que o professor de física deve lecionar, levando os alunos a conhecer alguns tipos de esportes. Recentemente foi criada uma mega rampa de skate que é um dos maiores desafios radicais, por meio dela é possível estudar a transformação de energia cinética em energia potencial, a atuação da força gravitacional sobre o corpo do skatista, o estudo de centro de massa, entre outros assuntos que podem ser trabalhados.

Por Marco Aurélio da Silva


Equipe Brasil Escola

Versão Desktop