A migração no Brasil

Estratégias de ensino-aprendizagem

Os fluxos migratórios ocorrem desde o início da história da humanidade. Esse processo consiste na mobilidade espacial da população, podendo ocorrer em escala global, nacional, estadual e municipal.

A migração ocorre por diferentes fatores, sendo desencadeada por motivos religiosos, culturais, ambientais, políticos e econômicos. No Brasil, os fatores econômicos são os principais responsáveis pelas correntes migratórias, pois, no país existem áreas mais industrializadas, sendo, portanto, mais atrativas para a população.

No entanto, parte dos imigrantes não consegue se inserir no mercado de trabalho local, por não possuírem mão de obra qualificada com vistas a atender o mercado que, a cada instante torna-se mais exigente e competitivo. Esse processo faz com que muitos deles passem por diversas dificuldades nos grandes centros urbanos.

Ao trabalhar esse tema em sala de aula, o professor pode utilizar como recurso didático, a música do cantor e compositor Belchior. A canção Fotografia 3x4 aborda de forma brilhante essa situação. A letra é a seguinte:

Eu me lembro muito bem do dia em que eu cheguei
Jovem que desce do norte pra cidade grande
Os pés cansados e feridos de andar légua tirana
E lágrima nos olhos de ler o Pessoa
e de ver o verde da cana.
Em cada esquina que eu passava
um guarda me parava, pedia os meus documentos e depois
sorria, examinando o três por quatro da fotografia
e estranhando o nome do lugar de onde eu vinha.
Pois o que pesa no norte, pela lei da gravidade,
disso Newton já sabia! Cai no sul grande cidade
São Paulo violento, Corre o rio que me engana.
Copacabana, zona norte
e os cabarés da Lapa onde eu morei
Mesmo vivendo assim, não me esqueci de amar
que o homem é pra mulher e o coração pra gente dar,
mas a mulher, a mulher que eu amei
não pode me seguir não
esses casos de família e de dinheiro eu nunca entendi bem
Veloso o sol não é tão bonito pra quem vem
do norte e vai viver na rua
A noite fria me ensinou a amar mais o meu dia
e pela dor eu descobri o poder da alegria
e a certeza de que tenho coisas novas
coisas novas pra dizer
a minha história é talvez
é talvez igual a tua, jovem que desceu do norte
que no sul viveu na rua
e que ficou desnorteado, como é comum no seu tempo
e que ficou desapontado, como é comum no seu tempo
e que ficou apaixonado e violento como, como você
Eu sou como você. Eu sou como você. Eu sou como você
que me ouve agora. Eu sou como você.

Após a canção, realize um debate com os estudantes sobre as partes da música nas quais se detecta as dificuldades do imigrante nos grandes centros urbanos. Para auxiliar a aula, utilize o mapa político do Brasil e apresente a direção dos principais fluxos migratórios no país.

Para tornar o conteúdo mais rico em elementos e despertar a análise crítica dos alunos, utilize a seguinte tira:

Ela representa o processo do êxodo rural. No primeiro momento, demonstra uma família de camponeses realizando a colheita no campo, prejudicada por condições climáticas. Em seguida, mostra essa mesma família recolhendo materiais recicláveis nas ruas de uma cidade.

Faça uma analogia da música com a tira, promovendo um debate acerca dos problemas enfrentados pelos imigrantes nos centros urbanos. Para o aprofundamento do conteúdo, sugira aos estudantes uma pesquisa sobre as migrações no Brasil, destacando suas causas e consequências.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Versão Desktop