Adedonha Matemática no ensino de Álgebra

Estratégias de ensino-aprendizagem

A Adedonha Matemática na introdução do ensino de Álgebra permite ao professor trabalhar esse novo conteúdo de forma leve e sem receios.

Utilize o jogo Adedonha Matemática para introduzir conteúdos de Álgebra

Nós, professores, sabemos que a Matemática provoca certo receio nos alunos, principalmente quando o assunto é Álgebra, aí que o espanto é geral! Parece até combinado, pois grande parte das turmas possui uma rejeição imediata à inserção de letras no cálculo numérico. Dessa forma, cabe ao docente procurar um método de introduzir a álgebra, bem como as expressões algébricas, da forma menos “traumática” possível. Para auxiliar nessa delicada missão é que trazemos a proposta do jogo Adedonha Matemática para a introdução do ensino de Álgebra.

Essa proposta consiste em envolver a Matemática em um jogo muito comum entre crianças e adolescentes, a “Adedonha” ou “Stop!”. No jogo tradicional, os participantes escolhem diversos critérios e sorteiam uma letra. Feito isso, devem preencher cada um dos critérios com palavras iniciadas com a letra adotada. Por exemplo, se fosse sorteada a letra “A” e alguns dos critérios fossem nome próprio, fruta e objeto, algumas das respostas poderiam ser Ana, abacaxi e apagador.

Como a ideia é utilizar essa atividade lúdica para introduzir o conteúdo de Álgebra, o professor deve substituir os critérios da adedonha tradicional por expressões algébricas. Para não causar estranheza, o ideal é que não sejam utilizadas letras como variáveis nesse momento. O educador pode escrever no quadro diversas expressões e substituir as incógnitas por círculos ou quadrados, assim como é feito em turmas mais jovens. Veja alguns exemplos de expressões:

Exemplos de expressões algébricas que podem ser utilizadas na Adedonha Matemática

Para evitar que os valores numéricos se repitam várias vezes, aconselha-se que o professor escreva diversos números em pequenos papéis e sorteie-os no momento da partida. Pode-se definir ainda se haverá um tempo limite para a resolução de cada expressão e o valor obtido em cada acerto ou erro.

Após dar início ao conteúdo algébrico, experimente realizar novamente a adedonha matemática, mas utilizando letras como variáveis. Você vai ver como os alunos encararão essa introdução à Álgebra de forma bem mais natural e tranquila.


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

Artigos Relacionados

A Importância da Geometria nas Séries Iniciais

A importância dos fundamentos geométricos.

Geoplano

O uso do Geoplano nas aulas de Geometria.

Identificação dos sólidos geométricos

Sólidos geométricos, construção de sólidos geométricos, planificação de sólidos geométricos, poliedros, corpos redondos, identificação dos sólidos geométricos, atividade lúdica.

O uso de palitos de sorvete e canudinhos nas aulas de geometria

Construindo poliedros e polígonos com materiais alternativos

Realizando um estudo geométrico do campo de futebol

Veja dicas para fazer um estudo geométrico do campo de futebol em sala de aula.

Versão Desktop