Água quente ou fria, qual congela primeiro?

Estratégias de ensino-aprendizagem

Como congelar água rapidamente?

É possível que a água, estando em temperaturas elevadas, atinja o ponto de congelamento antes da água que já esteja resfriada? Parece estranho, mas é exatamente isso que ocorre quando resfriamos dois recipientes com temperaturas distintas.

Para provar, você vai precisar de: dois recipientes (copo, prato, forma, etc), um com água fria e outro com água quente, como também, de um freezer.


Procedimentos: Coloque os recipientes no freezer e aguarde por cerca de três horas. Retire os recipientes e confira em qual deles a água está mais solidificada.

Uma água aquecida pode perder calor para o ambiente interno do freezer de duas maneiras: uma delas é pelo contato com as paredes frias deste local, e a outra é pela evaporação. As moléculas mais energizadas da água quente, tendem a escapar evaporando-se, e as moléculas com menor energia da água fria, permanecem no recipiente. Quando aquecemos um líquido, tornamos suas moléculas altamente energéticas, é por isso que o fenômeno descrito torna-se possível.

O recipiente também influi no processo, ele perde massa na medida em que a água evapora. Quanto mais rápido ele perder massa, mais rápido será o congelamento do líquido em seu interior.

Por Líria Alves
Graduada em Química


Equipe Brasil Escola  

Artigos Relacionados

Gelo que afunda

Porque um cubo de gelo flutua em água, mas em álcool não?

Versão Desktop