Análise da militarização em Stanley Kubrick

Estratégias de ensino-aprendizagem

Apresentamos uma possibilidade de trabalhar os problemas da militarização através de dois filmes de Stanley Kubrick: Dr. Fantástico e Nascido para Matar.

Peter Sellers interpretando o Dr. Fantástico. Filme de Stanley Kubrick teceu uma sátira à Guerra Fria

A utilização da militarização em vários aspectos da vida é um componente essencial à manutenção da ordem capitalista e também um tema corrente no cinema. Geralmente, nas produções cinematográficas hollywoodianas, a militarização da vida social é exposta como algo positivo, sendo que grandes heróis do cinema estadunidense são militares.

Mas há outros cineastas que buscam lançar um olhar crítico sobre a militarização. Um deles é Stanley Kubrick (1928-1999), cineasta estadunidense responsável por uma vasta produção cinematográfica, que inclui clássicos do cinema como Laranja Mecânica (1971) e 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968). O objetivo aqui é apresentar a possibilidade de trabalhar a militarização durante a segunda metade do século XX a partir de dois filmes do cineasta: Nascido para Matar (1987) e Dr. Fantástico ou: como aprendi a não me preocupar e a amar a bomba (1964).

O primeiro filme – do qual se destaca para os interesses aqui apontados a sua primeira parte – retrata com fidelidade a cruel e violenta formação dos fuzileiros navais estadunidenses para a Guerra do Vietnã. Iniciando com a chegada dos recrutas a um quartel militar, o filme tem como narrador o recruta Joker, assim chamado pelo seu humor sarcástico, que passa a relatar o duro treinamento imposto pelo sargento Hartman, permeado de ofensas e exigências físicas extremas.

Porém, o principal objetivo é mostrar a evolução de outro personagem, o recruta Pyle, um jovem obeso e desajeitado que sofre todo o tipo de injúrias por parte do sargento. Sua incapacidade de realizar as atividades do treinamento leva o sargento Hartman a praticar um intenso bullying e a aplicar penas a todos da tropa, e não apenas a Pyle. O resultado é um ataque noturno ao jovem por seus companheiros como desagravo às penalidades sofridas. A partir desse momento, Pyle se torna uma máquina de guerra, feito conseguido através de sua desumanização e o desenvolvimento de uma ação paranoica de alcançar os objetivos impostos pelo sargento Hartman. Essa parte do filme termina com um resultado surpreendente do efeito da militarização sobre o indivíduo, com Pyle eliminando o sargento Hartman e se suicidando em seguida.

O segundo filme, Dr. Fantástico, é uma sátira à Guerra Fria, mostrando uma escalada no acirramento do conflito entre EUA e URSS. Tendo como ator principal Peter Sellers, que representa três personagens no filme (Dr. Fantástico, o presidente dos EUA e um oficial da Força Aérea Britânica), o filme mostra as ações diplomáticas e militares entre os dois países para conter uma inevitável guerra nuclear. O Dr. Fantástico é um cientista alemão nazista que se radica nos EUA e se torna assessor da presidência estadunidense. Com um braço biônico incontrolável, que ora faz a reverência nazista e ora tenta estrangular o próprio cientista, Dr. Fantástico confirma a existência da “Máquina do Juízo Final”, arma de lançamento nuclear automático, desenvolvida pela URSS como resposta a um possível ataque nuclear dos EUA. O que realmente causa pânico aos personagens é que o ataque estadunidense foi ordenado após um sargento do exército dos EUA perceber que os americanos estavam sendo envenenados pelos soviéticos, através do flúor colocado no sistema de abastecimento de água.

A partir daí o filme mostra o desenrolar das tentativas de se evitar o ataque, com várias falas destinadas a mostrar as insanidades militares e também os horrores da Guerra Fria. Além de mostrar, na fala do Dr. Fantástico, sobre as saídas em caso de realização do ataque e a defesa da continuidade da espécie baseada numa argumentação tirada das concepções de eugenia do nazismo.

Com esses filmes é possível mostrar a militarização através de duas abordagens, uma realista e outra humorística da militarização. A partir da apresentação do filme e dos debates conduzidos pelo professor, é possível estimular a reflexão dos alunos sobre os problemas da militarização, pedindo ainda que seja produzido um curto texto como forma de avaliação do conteúdo apresentado.


Por Tales Pinto
Graduado em História

Versão Desktop