Animação sobre a Terra no Universo

Estratégias de ensino-aprendizagem

Uma animação elaborada pelo IBGE para demonstrar as relações de grandeza da Terra no Universo.

O Universo é extremamente grande em relação à Terra

Muitos estudantes conhecem a expressão: “a Terra é apenas um grão de areia perante a grandeza do universo”. Mas será que eles realmente possuem consciência da real proporção da Terra em relação ao universo que a circunda?

Para atrair a atenção dos alunos, o professor de Geografia pode utilizar essa temática através da apresentação de uma animação sobre o assunto. O uso desse tipo de ferramenta pode ser importante para que os estudantes adquiram uma melhor visão sobre as principais características do planeta Terra em relação à grandeza conhecida do universo.

Assim, projetando uma animação elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – que pode ser acessada através deste link –, através do uso de um projetor de imagens de computador, o professor poderá ir comentando alguns temas referentes ao universo durante a aula.


Reprodução do início da animação, da maneira como ela deve aparecer em sua tela

O primeiro dos temas abordados pela animação é a Teoria do Big Bang. Ela surge das estimativas apontadas pelos cientistas de que o universo tenha surgido de uma grande explosão, ocorrida há cerca de 13 bilhões de anos. Explosão essa que ainda estaria em curso, criando espaço e tempo, bem como sendo responsável pela expansão do universo.

Ao clicarmos na seta localizada no canto superior direito da tela, a animação avança, mostrando a estrutura estimada pelo universo, que, segundo estimativas recentes, possui cerca de 156 bilhões de anos-luz, o equivalente a 9,5 trilhões de km de largura, e que continua sempre aumentando.

Em seguida, temos o chamado supercúmulo, que seria uma zona localizada entre regiões em que não é possível detectar praticamente nenhum tipo de matéria. Trata-se de algo muito gigantesco, com proporções inimagináveis. Conforme a própria animação nos informa, a luz leva cerca de 100 milhões de anos para atravessar o supercúmulo sobre o qual a Terra se encontra.

Dentro do supercúmulo, temos o grupo local, ou cúmulo, composto pela grandiosa Galáxia de Andrômeda, além de outras galáxias menores, como a Via láctea, na qual a Terra está localizada.

Após uma explicação sobre a grandeza e magnitude da Via Láctea, chegamos finalmente ao Sistema Solar, que nada mais é do que um ponto microscópico localizado em algum lugar de sua estrutura. No Sistema Solar, temos uma ilustração, em escala, do Sol e dos principais planetas que o circundam.

Um desses pequenos planetas é a Terra, que é, portanto, um pequeno lugar onde toda a história da humanidade aconteceu. É interessante a observação presente na animação de que, durante muito tempo, acreditamos ser a Terra o centro do Universo, o que podemos notar que é algo completamente errôneo.

Sugerimos que, ao longo de cada passo das animações, o professor realize alguns comentários sobre a estrutura do universo, das galáxias, do Sistema Solar e, principalmente, da Terra. Ao final da apresentação, o professor poderá clicar em “saiba mais” para apresentar os movimentos da Terra e os fenômenos a eles relacionados, como os Solstícios e Equinócios, bem como as estações do ano.

 

Por Rodolfo Alves Pena

Graduado em Geografia

Artigos Relacionados

Animação sobre os movimentos da Terra

Um método de aula sobre Movimentos da Terra utilizando uma animação didática.

Versão Desktop