Atividade experimental sobre a eletrólise da água
Estratégias de ensino-aprendizagem
Apresentamos uma proposta de atividade experimental sobre a eletrólise da água para ampliar o processo de ensino e aprendizagem e diversificar a aula sobre o tema.
A eletrólise da água é um tema que exige do aluno(a) um importante volume de conhecimentos prévios para que haja um bom entendimento. Porém, na grande maioria dos casos, esse assunto é tratado apenas de forma teórica.
Com esta proposta, o professor(a) terá condição de trabalhar com os estudantes a eletrólise da água unindo conhecimento teórico e vivência prática. É interessante trabalhar as equações químicas que envolvem a eletrólise da água com os estudantes previamente.
Materiais necessários (sugestão)
1 reservatório para água
2 fios de cobre
2 bastões de grafite (podem ser retirados de um lápis)
2 tubos de ensaio
2 pedaços de arame
Sulfato de alumínio
6 pilhas AA ou uma bateria
Fita adesiva
Montagem
Esquema da montagem do sistema para a eletrólise da água.
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Passo 1: adicionar água no reservatório;
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Passo 2: adicionar sulfato de alumínio na água até que ele não se dissolva mais;
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Passo 3: prender cada tubo de ensaio no arame;
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Passo 4: prender um fio de cobre (com a ponta desencapada) em cada grafite;
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Passo 5: ligar as pilhas em série (prender com fita adesiva), ou seja, polo negativo com polo positivo;
A utilização de pilhas em série é uma alternativa caso não haja uma bateria.
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Passo 6: prender a ponta de um dos fios de cobre no polo negativo da pilha;
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Passo 7: prender a ponta de um dos fios de cobre no polo positivo da pilha;
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Passo 8: encher cada tubo de ensaio com a solução salina e virá-los dentro do recipiente, prendendo-os na borda com o arame;
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Passo 9: posicionar cada grafite dentro do tubo de ensaio.
Imediatamente após ligar os fios nos polos da fonte elétrica, será observada a formação de bolhas perto dos eletrodos.
Representação da produção de gases nos eletrodos.
Abordagem
A abordagem durante e após a realização do trabalho prático deve ser feita, se possível, por meio de questionamentos para que os estudantes possam demonstrar o que viram e aprenderam.
Fica a sugestão da aplicação de uma lista de exercícios ou a realização de um relatório sobre a atividade.
Orientação
Antes da realização dessa abordagem prática, é interessante que o(a) professor(a) faça a introdução do conteúdo sobre eletrólise, dando ênfase na forma como esse processo químico ocorre, deixando claro aos alunos o que é cátodo e ânodo.
A importância de enfatizar o cátodo e o ânodo está nas substâncias que podem ser originadas em cada um deles, que, no caso da eletrólise da água, é o gás hidrogênio no cátodo e o gás oxigênio no ânodo.
Se for possível, é válido que a atividade prática seja realizada pelos estudantes, sendo o(a) professor(a) o suporte na hora de montar o sistema eletrolítico. É importante que haja o menor número possível de estudantes por grupo (para dar oportunidade para todos trabalharem).
Boa aula!
Por Me. Diogo Lopes Dias