Atividade sobre “As partes do corpo” em inglês

Estratégias de ensino-aprendizagem

As partes do corpo em inglês podem ser ensinadas através da imagem e escrita!

A dinâmica a seguir é ótima para alunos que estão começando a escrever ou iniciantes na língua inglesa. E também para ser ministrada após a aula “Ensinando as partes do corpo através da música”, disponível neste canal.

O educador deve separar: papel pardo, pincéis atômicos de cores variadas (azul, rosa, vermelho, verde).


Escreva por duas vezes e em tiras de cartolina as partes do corpo estudadas: head, shoulder, knee, toes, foot, legs, arms, hand, finger. Escolha cores diferentes para a cartolina, como azul e rosa. Plastifique as tiras de modo que não rasguem durante a atividade.

Solicite para que todos façam um círculo e vá até o centro. Coloque o papel pardo no chão junto com os pincéis atômicos. Escolha um dos meninos e peça para que ele deite em cima do papel de barriga pra cima e com os braços rentes ao tronco.

Observação: Leve mais de um papel pardo para a sala em caso de haver necessidade!

Então, pegue um dos pincéis atômicos (azul ou verde) e faça o contorno do pupilo no papel. Convide os outros estudantes para olharem mais de perto! Eles vão ficar super interessados na atividade, tentando entender o que está fazendo! Vá falando com a turma: O que estou contornando? É o “body” do João, não é? Repitam: “body”!
E qual parte é essa? É a “leg”? Então, qual é?, e assim por diante.

Professor, nunca permita que um aluno diga as palavras que já sabe em inglês na língua materna, pois isso tardará seu aprendizado!

Após contornar, fixe o papel no quadro e peça que os alunos ajudem a identificar as partes do corpo. À medida que forem falando, escreva as palavras em letras capitais e faça setas indicando a parte correspondente. Repita as palavras com as crianças e pergunte sempre: que letra é essa?

Quando os estudantes não estiverem lembrando os nomes das partes do corpo, cante com eles a música que aprenderam!

Depois faça o mesmo processo com uma menina! Eles já estarão mais familiarizados com a atividade e, então, poderá ser mais rápido desta vez!

Em seguida, distribua as palavras para as meninas e meninos. As rosas para as “girls” e as azuis para os “boys”

Coloque os papéis pardos como contorno do menino e da menina na altura média dos alunos e peça para que fixem as palavras na parte do corpo correspondente.

Às vezes os estudantes não saberão ler o que está escrito, mas farão associação por memória fotográfica!

Cada palavra fixada corretamente valerá um ponto. Ganha o time que tiver o maior número de acertos na relação palavra/parte do corpo!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Artigos Relacionados

Ensinando as partes do corpo em inglês através da música!

Veja um modo divertido de se ensinar esse conteúdo!

Versão Desktop