Atividade sobre efeito estufa
Estratégias de ensino-aprendizagem
O efeito estufa é um fenômeno natural que está se tornando nocivo ao nosso planeta em virtude do aumento da emissão de gases prejudiciais, através da ação do homem.
O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre em nosso planeta, a fim de manter sua temperatura sempre constante e adequada para a vida na Terra. Se não existisse esse fenômeno, a temperatura do nosso planeta ficaria muito baixa e não existiria vida e nem água na forma líquida.
Depois de explicar o que é o efeito estufa, o professor pode perguntar aos alunos: “Mas se o efeito estufa é um fenômeno natural, por que nós devemos nos preocupar tanto com ele?”.
O grande problema do efeito estufa é que, no último século, as emissões de gases produzidos pelas atividades humanas, como gás carbônico, metano e óxido nitroso, aumentaram muito, fazendo com que a temperatura na Terra se elevasse, prejudicando o clima do planeta. Muitos estudiosos preveem inúmeros desastres se a emissão de gases continuar a aumentar na mesma velocidade dos últimos anos. Dentre essas consequências, podemos citar algumas, como:
- O derretimento das calotas polares, que levará ao aumento do nível do mar e consequentes inundações das costas dos continentes, com grande risco de desaparecimento de cidades litorâneas;
- Alterações nas correntes litorâneas podem afetar a distribuição de calor na Terra;
- Regiões férteis podem se tornar desertos;
- Como consequência das variações climáticas, tempestades violentas podem ocorrer;
- O superaquecimento intensifica a proliferação de insetos prejudiciais à saúde humana.
Várias são as consequências do efeito estufa e é dever do professor conscientizar os alunos sobre isso, explicando por que a ação humana tem agravado tanto esse fenômeno natural. Para isso, propomos uma atividade prática bem simples, visando o entendimento do aluno sobre o efeito estufa.
Material necessário
- Dois copos plásticos;
- Uma garrafa pet transparente e vazia;
- Tesoura;
- Água.
Como fazer
- É interessante que essa atividade seja feita em um dia ensolarado;
- Com a tesoura, corte a garrafa pet ao meio;
- Encha os dois copos com água;
- Coloque os dois copos cheios de água em um local onde recebam a luz direta do Sol;
- Coloque a metade inferior da garrafa com a boca voltada para baixo sobre um dos copos;
- Depois de mais ou menos uma hora, retire a metade da garrafa de cima do copo e peça que os alunos coloquem o dedo dentro dos dois copos e respondam as questões:
1) Qual copo estava com a água mais quente? Explique por que.
2) O aumento na quantidade de gases na atmosfera provoca um efeito igual ao que fizemos na atividade. Qual é o nome desse efeito? Escreva algumas consequências dele.
3) O que eu posso fazer para diminuir a minha emissão de gás carbônico para a atmosfera?
4) Se eu seguir a regra dos três Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), estarei ajudando a diminuir as consequências do efeito estufa?
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia