Atividades extra-sala no ensino de Geografia

Estratégias de ensino-aprendizagem

Visita de alunos a uma área rural.

A Geografia é uma ciência que pode oferecer ao aluno a possibilidade de desvendar uma série de conhecimentos acerca do mundo, tanto da natureza como do homem e a intensa relação entre eles.

Nas escolas a Ciência Geográfica, em muitos casos, não obtém uma grande receptividade por parte da maioria dos alunos. Isso ocorre por que os alunos ainda não perceberam que eles praticam a Geografia a todo o momento, além disso, os meios de comunicação (tv, internet, revistas etc.) informam continuamente assuntos ligados diretamente a essa ciência.


Diante da “crise de percepção” é preciso buscar maneiras práticas para que o aluno associe teoria e aplicação.

Nesse contexto, uma das melhores alternativas é desenvolver atividades no campo, ou simplesmente fora da sala de aula. Então, caso o professor esteja ministrado aulas sobre o lixo e seus problemas, é indicado fazer uma visita a um lixão ou aterro sanitário, o aluno visualizando o problema vai automaticamente comprovar tudo o que foi ministrado em sala, a experiência gera uma fixação do conteúdo na mente do aluno.

Outra situação é sobre água poluída, nesse caso é interessante seguir até um córrego ou rio que esteja poluído ou passa pelo processo, a visualização da realidade irá refletir no aluno uma consciência, pois ele irá observar que a partir disso poderá reverter a sua postura como cidadão e quem sabe do próprio manancial.

A experiência, o contato, a vivência é importante, pois materializa ou concretiza algo que às vezes parece irreal para o aluno, algo somente do imaginário e longe de sua realidade.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Versão Desktop