Aula experimental sobre indicador ácido-base

Estratégias de ensino-aprendizagem

Esta aula experimental sobre indicador ácido-base é realizada em três etapas e tem por objetivo mostrar a ação da fenolftaleína em meio ácido.

A fenolftaleína é um indicador ácido-base sintético que fica rosa em meio básico

A aula experimental sobre indicador ácido-base mostrada neste artigo tem por objetivo ajudar os alunos a observarem a ação do indicador chamado fenolftaleína. Apenas para relembrar: o indicador ácido-base é uma substância que pode ser natural ou sintética e que tem a propriedade de mudar de cor em função do pH do meio. Se estiver em um meio básico, terá uma determinada cor, e se estiver em meio ácido, a sua cor será outra.

A fenolftaleína é um exemplo de indicador ácido-base sintético muito usado em laboratório. Ela fica incolor em meio ácido e adquire uma coloração rosa intensa (como mostra a imagem inicial) em meio básico. O princípio de funcionamento da fenolftaleína pode ser visto no texto Indicadores de pH.

Além de usar essa atividade prática para explanar sobre o uso de indicadores ácido-base, o professor também pode usá-la para comprovar que o gás dissolvido na água gaseificada e nos refrigerantes, o gás liberado nos antiácidos efervescentes e o gás que nós expiramos é o mesmo nos três casos.

Outro ponto que pode ser abordado com esse experimento é o conteúdo de equilíbrio químico, pois a mudança de cor ocorre graças a um deslocamento do equilíbrio químico do indicador, conforme será explicado mais adiante.

Materiais e reagentes:

* Três copos transparentes ou béqueres;

* Solução de fenolftaleína (pode ser preparada pela dissolução de um comprimido laxante em álcool etílico);

* 1 canudo;

* Solução de amônia (podem ser usados também produtos de limpeza à base de amônia);

* Uma garrafa PET;

* Água;

* 1 comprimido efervescente;

* Água mineral com gás;

* Tubo plástico flexível (mangueira fina).

Procedimento Experimental:

Coloque água até a metade nos três copos, algumas gotas de fenolftaleína e algumas gotas de solução de amônia até que a cor fique rosa.

Esse experimento é dividido em três partes:

1ª parte: Determinação do gás dissolvido na água com gás e nos refrigerantes:

1- Adicione um pouco de água mineral com gás em um dos copos com a solução de fenolftaleína preparada;

2- Observe o que acontece.

2ª parte: Determinação do gás liberado pelos comprimidos efervescentes:

1- Faça um furo na tampa da garrafa PET e passe a mangueira;

2- Coloque água dentro da garrafa, adicione o comprimido efervescente e feche rapidamente a garrafa de modo que a mangueira fique dentro dessa solução;

3- Coloque a outra extremidade da mangueira dentro de outra solução de fenolftaleína preparada em um dos copos.

4- Observe o que acontece.


Esquema de experimento com indicador ácido-base fenolftaleína

3ª parte: Determinação do gás liberado quando expiramos:

1- Assopre com um canudo a solução de fenolftaleína do terceiro copo;

2- Observe o que acontece.

Resultado e Discussão:

Geralmente, os indicadores são um ácido fraco ou uma base fraca que entra em equilíbrio com a sua base ou ácido conjugado, respectivamente, que apresenta coloração diferente. Veja um exemplo:

Indicador ácido + H2O ↔ H3O+ + Base conjugada
(cor A)                                          (cor B)

Quando esse indicador genérico entra em contato com um meio ácido, segundo o Princípio de Le Chatelier, o equilíbrio é deslocado no sentido de formação do ácido fraco, ficando com a cor A. Por outro lado, se o indicador entrar em contato com um meio básico, os íons OH- da solução básica reagirão com os íons H3O+ do indicador. Desse modo, o equilíbrio será deslocado no sentido de repor os íons H3O+, ou seja, para a direita, que é também o sentido de formação da base conjugada, e o sistema adquirirá a cor B.


Comportamento do indicador fenolftaleína

Aplicando isso para o experimento, nos três casos o gás borbulhado nas soluções de fenolftaleína é o dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico (CO2). A solução de amônia é básica e, por isso, quando ela entra em contato com a fenolftaleína, a solução fica rosa.

O gás carbônico liberado pelo pulmão, pelo comprimido efervescente e que está contido na água mineral gaseificada entra em contato com a solução, dissolve-se na água e torna a solução ácida, pois há a formação do ácido carbônico, conforme mostrado a seguir:

CO2(g) + H2O(l)→ H2CO3(aq)

Como o meio fica ácido, há um deslocamento do equilíbrio químico da fenolftaleína e a coloração rosa vai clareando até ficar incolor.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Deslocamento do equilíbrio químico e mudança de cor

Confira um experimento que explica como funcionam os “galinhos do tempo”, bibelôs que mudam de cor e ajudam a prever o tempo por meio do deslocamento do equilíbrio químico.

Efeito do íon comum no equilíbrio

Realize essa atividade experimental simples em sala de aula, utilizando produtos caseiros, sendo possível observar como ocorre o efeito do íon comum no equilíbrio químico.

Equilíbrio químico

Aula experimental que permite visualizar o equilíbrio de um sal.

Faça seu próprio indicador ácido-base

Determinando a acidez de soluções a partir do repolho.

Indicador derivado da beterraba

Faça seu próprio indicador!

Indicador ácido-base natural

Aprenda a produzir um indicador a partir da flor de Hibisco.

Indicadores naturais

Indicador ácido base a partir de frutas.

Obtenção de um equilíbrio químico

Veja um experimento para trabalhar os conteúdos de Equilíbrio Químico, Princípio de Le Chatelier e deslocamento do equilíbrio pela temperatura.

Papel indicador

Aprenda a fazer seu próprio indicador ácido-base.

Versão Desktop