Aula prática sobre associação de espelhos planos

Estratégias de ensino-aprendizagem

Realizar uma aula prática sobre associação de espelhos planos é uma forma interessante de introduzir o conteúdo de Óptica e torná-lo mais atrativo para os alunos.

Uma atividade experimental pode tornar mais interessante e divertida a aula sobre associação de espelhos planos

Quando um objeto é colocado entre dois espelhos planos, podem ser formadas inúmeras imagens, a depender apenas do ângulo entre os espelhos. Uma sugestão para o professor de Física ensinar esse conteúdo de forma bem simples e interessante é realizar uma aula prática sobre associação de espelhos planos para demonstrar experimentalmente esse fenômeno.

Esta atividade experimental com espelhos planos consiste em colocar um objeto entre dois espelhos e variar o ângulo entre eles, anotando o número de imagens formadas para cada ângulo. Em seguida, o professor deve orientar os alunos a comparar a quantidade de imagens contadas com o que pode ser calculado por meio de uma equação.

Para realizar essa atividade, são necessários os seguintes materiais:

  • dois espelhos planos;

  • transferidor;

  • régua;

  • papel milimetrado;

  • um objeto para ser colocado entre os espelhos.

Para fazer a observação das imagens formadas, deve-se:

  1. Marcar alguns ângulos na folha de papel milimetrado utilizando o transferidor e traçar retas sobre os ângulos marcados para posicionar os espelhos sobre elas;

  2. posicionar os espelhos sobre as retas;

  3. colocar um objeto entre os espelhos;

  4. anotar o número de imagens formadas nos espelhos para os diferentes ângulos.

Feitas as devidas anotações, é hora de comparar os dados obtidos com a equação:

N = 360 - 1
 α

*N é o número de imagens e α é o ângulo entre os espelhos.

O que se espera é que o número de imagens contadas pelos estudantes e o número de imagens calculadas sejam iguais. Por exemplo: se os alunos colocarem os espelhos com um ângulo de 30º entre si, eles contarão as imagens vistas nos espelhos, que devem ser onze. Em seguida, utilizarão a fórmula para obter o mesmo número matematicamente, da seguinte forma:

N = 360 – 1 = 11 imagens
 30                     

Para instigar ainda mais a curiosidade dos alunos durante a aula, você pode incluir algumas perguntas, como:

  • O que ocorre com as imagens quando diminuímos o ângulo entre os espelhos? E quando aumentamos?

  • O que acontece quando os espelhos são colocados um em frente ao outro?

Esse é um assunto importante a ser discutido, pois remete à proporcionalidade entre o ângulo e o número de imagens formadas pelos espelhos.

Após esse experimento de Óptica Geométrica, o aluno terá muito mais facilidade para compreender esse conteúdo.

Boa aula!


Por Mariane Mendes
Graduada em Física

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