Aula prática sobre papiloscopia

Estratégias de ensino-aprendizagem

A papiloscopia é a ciência que trata da identificação humana através das papilas dérmicas encontradas na palma das mãos e na sola dos pés. É uma ciência mais conhecida pelo estudo das impressões digitais. A papiloscopia se subdivide em quiroscopia, podoscopia, poroscopia e datiloscopia.

A quiroscopia é o processo de identificação humana por meio das impressões da palma da mão, classificada em três regiões: tênar, hipotênar e superior.

A podoscopia é o processo de identificação humana através das impressões da sola dos pés. Esse tipo é mais utilizado em maternidades, na identificação dos recém-nascidos.

A poroscopia é o tipo de identificação que utiliza os poros digitais.

A datiloscopia trata da identificação e exame das impressões digitais e se divide em datiloscopia civil (que identifica pessoas para fins civis, como expedição de documentos, etc.) e datiloscopia criminal (que identifica pessoas indiciadas em inquéritos, acusadas em processos ou em crimes).

Há quatro tipos de impressões digitais:

- Arco: é o datilograma geralmente adéltico, formado por linhas que atravessam o campo digital, apresentando em sua trajetória formas mais ou menos paralelas abauladas ou alterações características.

- Presilha interna ou alça ulnar: é o datilograma com um delta à direita do observador, apresentando linhas que, partindo da esquerda, curvam-se e voltam ou tendem a voltar ao lado de origem, formando laçadas.

- Presilha externa ou alça radial: é o datilograma com um delta à esquerda do observador, apresentando linhas que, partindo da direita, curvam-se e voltam ou tendem a voltar ao lado de origem, formando laçadas.

- Verticilo: é o datilograma com um delta à direita e outro à esquerda do observador, tendo pelo menos uma linha livre e curva à frente de cada delta.


Tipos fundamentais de impressões digitais

Vucetich criou o seu próprio sistema de arquivamento e identificação, que foi implantado pela polícia de La Plata em 1891, e é utilizado ainda hoje. A fórmula utilizada por Vicetich é:

A cada tipo de impressão digital são atribuídos um número e uma letra. É a partir daí que se compõe uma fórmula datiloscópica, conhecida como sistema datiloscópico de Vucetich.

No arquivamento de Vucetich são utilizados os dez dedos das mãos da pessoa para classificação e arquivamento. Todas as impressões são coletadas e distribuídas em uma ficha específica que contém a sequência polegar, indicador, médio, anular e mínimo. Como no modelo abaixo:

Para realizar esta aula prática o professor irá precisar de lupa, almofada para carimbo, álcool ou lenço umedecido.

Procedimentos da aula

- escolha alguns alunos e pressione a digital de cada dedo das mãos em uma almofada de carimbo;

- pressione as digitais no espaço reservado nas fichas de arquivamento (P-polegar; I-indicador; M-médio; A-anelar; m-mínimo);

- utilize álcool ou lenço umedecido para limpar os dedos dos alunos;

- com as impressões digitais em mãos, utilize uma lupa para identificar os tipos de impressões digitais coletadas;

- preencha os dados da Quantidade de linhas (QL) conforme a tabela 1;

- com os dados da QL, obtenha a fórmula datiloscópica.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Versão Desktop