Aula sobre as cidades mais poluídas

Estratégias de ensino-aprendizagem

Trabalhar com os alunos o ranking de cidades mais poluídas pode ser um bom método para a compreensão da poluição urbana em sala de aula.

A poluição urbana é um grave problema ambiental

As cidades são espaços de ocorrência e manifestação de inúmeros problemas ambientais. A poluição atmosférica, dos recursos hídricos e dos solos em associação às suas inúmeras consequências são gerados não tão somente por ações individuais, mas também por atividades comerciais e industriais.

Uma forma de melhor introduzir essa questão em sala de aula é abordar com os alunos o ranking das dez cidades mais poluídas do mundo. Compreender quais são essas cidades e as causas para os seus problemas torna-se importante para que os estudantes passem a conhecer melhor a discussão dos problemas ambientais urbanos.

Em face dessa questão, sugerimos que o professor realize uma pequisa orientada na internet com os seus alunos sobre quais seriam as cidades mais poluídas do mundo. A classificação mais utilizada é a divulgada anualmente pelo Instituto Blacksmit, uma ONG (Organização Não Governamental) responsável por avaliar o índice de poluição das cidades. Sugerimos a leitura de um texto a respeito no site do Brasil Escola e que pode ser acessado clicando aqui.

Além dessa classificação, existe outra lista elaborada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que pode ser acessada em outros sites na internet.

Após a realização da pesquisa e a anotação das informações coletadas, o professor poderá segmentar a turma em dez grupos, de modo que cada um se encarregue de apresentar uma das cidades do ranking, explicando as causas e as consequências da poluição de cada uma delas.

Com o decorrer das apresentações, ficará nítido que o problema da poluição está sempre relacionado, nessas cidades, com as atividades econômicas. Em alguns casos, é a extração mineral (setor primário da economia) a responsável. Em outros, é a produção industrial e de energia (setor secundário).

Após as apresentações, peça para que os alunos opinem sobre o que aprenderam com a aula, com perguntas sobre quais são as principais causas e consequências comuns à maioria das cidades apresentadas pelos colegas de sala de aula. Se possível, utilize imagens que retratem a paisagem de cada uma das cidades apresentadas. Com isso, os alunos sentirão um maior e melhor interesse em conhecer as questões ligadas ao meio ambiente no espaço geográfico urbano.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Artigos Relacionados

A música “Propaganda” e a análise do consumismo e da poluição visual

Uma abordagem crítica sobre os métodos capitalistas.

A utilização de charges nas aulas sobre poluição das águas

Despertando a consciência ambiental através da interpretação de charges.

Chuva Ácida

A abordagem sobre o fenômeno causado pela poluição atmosférica.

Versão Desktop