Aula sobre deslizamentos

Estratégias de ensino-aprendizagem

Deslizamento de encosta no Rio de Janeiro

Os recentes deslizamentos em encostas de morros no Rio de Janeiro, causando centenas de mortes, despertaram a atenção da população sobre um grave problema: a ocupação de áreas inadequadas para a moradia.

Para a abordagem desse tema em sala de aula, o professor deve esclarecer, além dos riscos da instalação de residências nesses locais, o processo de segregação residencial e exclusão social, que tem como consequência a moradia em lugares inadequados.

Portanto, inicie a aula explicando que a ocupação do solo urbano se dá através de relações capitalistas, onde a população pobre é a mais prejudicada, tendo que ocupar áreas com pouca infraestrutura e locais inadequados (encostas de morros, por exemplo). Aproveite esse momento para elucidar aos alunos sobre o processo de segregação residencial.

Após um esclarecimento de ordem social sobre a ocupação do solo, aborde as consequências da instalação de moradias em encostas de morros. Explique que essas áreas apresentam declividade acentuada e que a retirada da cobertura vegetal faz com que o escoamento superficial seja mais intenso. Na ocorrência de precipitações pluviométricas, o escoamento superficial poderá desencadear deslizamentos de terra, pois a remoção da vegetação dificultará a infiltração dessa água. Outro aspecto agravante é que uma parcela da água absorvida pelo solo fica retida em algumas rochas impermeáveis, ocasionando saturação do solo e o seu rompimento, promovendo deslizamento de terras nas encostas.

Realizado a explicação das causas e consequências da ocupação de áreas de encostas de morros, entregue a seguinte imagem para os estudantes:
 

Solicite a análise da figura e faça os seguintes questionamentos:

Essa é uma área é adequada para a construção de habitações?

Qual o principal fator responsável por essas pessoas estarem residindo nessa área?

Quais as consequências da instalação de residências nesse local?

Após a formulação das respostas, realize um debate com os alunos abordando o tema estudado e solicite a apresentação de possíveis soluções para o problema da ocupação do solo urbano.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

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