Balão resistente a agulhas

Estratégias de ensino-aprendizagem

Já experimentou colocar agulhas em um balão cheio de ar? O provável é que a ponta afiada da agulha penetre na borracha do balão fazendo com que o mesmo estoure. Mas o resultado pode ser bem diferente dependendo do local escolhido para perfurar.

Para demonstrar na prática o balão resistente a agulhas, você vai precisar de:

• 2 balões de borracha
• Agulha
• Óleo de cozinha

Procedimentos

1. Encha os dois balões com menos um pouco da capacidade máxima de ar e prenda-os com um nó (ou barbante);

2. Passe óleo na agulha e espete-a pela lateral de um dos balões, como mostra a imagem:



3. Segure o outro balão e espete a agulha pela parte superior (perto da válvula de encher), e agora, o balão estourou? Não! Por quê?

Explicação química

Para entender o porquê do balão não estourar, falemos de sua composição, a borracha. Sabemos que este material é um polímero altamente flexível e elástico, a explicação para estas propriedades vem das cadeias poliméricas que compõem a borracha.



A ilustração acima mostra a cadeia de polímeros no balão vazio e no balão cheio. Repare que a 1ª cadeia se encontra totalmente desorganizada, parece até um espaguete. Pois é exatamente assim que a parte superior (próxima à boca do balão) está.

Esta estrutura permite que a agulha passe por ela sem causar modificações ao objeto, ou seja, o balão continua cheio. O mesmo não ocorre quando inserimos a agulha na parte mais esticada do balão. Neste local, as cadeias estão esticadas e não há espaço para que a agulha penetre entre elas, e o resultado: o balão estoura!

É possível visualizar a diferença das cadeias através da coloração no balão: a parte mais escura, que fica nas extremidades, corresponde à estrutura relaxada, e na parte mais clara, nas laterais, se localizam as cadeias esticadas.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola  

Artigos Relacionados

Aplicação do tema Polímeros em aula

Veja aqui algumas dicas para enriquecer esse conteúdo e torná-lo mais atrativo.

Versão Desktop