Cabe mais um?

Estratégias de ensino-aprendizagem

A concepção que temos sobre soluções saturadas é que, uma vez que a quantidade de soluto é ultrapassada, a solução atinge seu grau de saturação máximo, ou seja, não podemos adicionar mais nenhum grama do soluto ao solvente.

Talvez não seja bem assim. O que vamos verificar com este procedimento prova que é possível uma solução saturada comportar outros solutos. A presente prática é referente ao conteúdo “Solubilidade”.

Material
Água
Sal de cozinha
Álcool etílico
2 recipientes transparentes

Procedimentos

1° passo: prepare uma quantidade de solução saturada de sal de cozinha em água.

Dica: para saber se a solução está saturada, dissolva o sal até que ele comece a se depositar no fundo. Quando não conseguir dissolver mais sal na água, por mais que agite a solução, ela estará saturada.

2° passo: permita que os cristais de sal se depositem no fundo do recipiente e então transfira a solução, aos poucos, para outro recipiente contendo álcool etílico, conforme mostrado na imagem a seguir:

À medida que for colocando a solução saturada, agite a mistura cuidadosamente. O que você observa?

Resultados

Não importa que a solução esteja saturada com sal, ela comporta outros solutos. O procedimento obedece ao seguinte princípio:

O fato de termos atingido o limite para um determinado soluto não impede que consigamos dissolver outros materiais no mesmo solvente.

 

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Artigos Relacionados

Dissolução de partículas

Uma forma prática de demonstrar solutos e solventes.

Versão Desktop