Células vegetais

Estratégias de ensino-aprendizagem

As células vegetais possuem organelas com funções bem definidas, sendo possível observá-las através do microscópio, o que permite definir a sua importância e função.

As células vegetais podem ser vistas pelos alunos nas folhas de Elodea sp. ou na película da escama da cebola

Os vegetais são seres eucarióticos que possuem células com núcleo e várias organelas com funções bem definidas. A partir da observação das células de alguns vegetais, é possível trabalhar com os alunos as funções de certas organelas e a sua importância para a célula e para o vegetal.

Com as folhas de Elodea sp. é possível fazer a observação do formato das células vegetais, e também a observação dos cloroplastos no interior das células. Para isso, basta pegar uma folha de Elodea sp., colocá-la em uma lâmina, colocar uma gota de água e em seguida cobri-la com a lamínula.

Depois, pode-se levar a lâmina pronta ao microscópio, a fim de observar o formato das células vegetais e também dos cloroplastos no interior dessas células. É importante que o professor explique aos alunos qual a função dos cloroplastos na fotossíntese, e questione-os sobre qual a importância ecológica da fotossíntese para todos os seres vivos.

Nessa mesma aula o professor pode mostrar aos alunos as células vegetais da cebola. Para montar a lâmina basta pegar uma cebola, retirar uma de suas escamas e, com uma pinça, retirar a película fina que reveste essa escama. Em uma lâmina, coloque tintura de iodo diluída em água e, em seguida, coloque a película da escama da cebola e cubra-a com a lamínula. Coloque a lâmina no microscópio e peça aos alunos que observem e identifiquem as partes das células, desenhando cada uma delas.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Assista às nossas videoaulas

Versão Desktop