Como trabalhar ligações sigma e pi em sala de aula
Estratégias de ensino-aprendizagem
Esta proposta pedagógica aborda uma forma lúdica de trabalhar as ligações sigma e pi em sala de aula, a partir da construção de estruturas moleculares.
Este texto objetiva propor uma estratégia de ensino que auxilie os docentes de Química a trabalhar com ligações sigma e pi em sala de aula, principalmente no Ensino Médio.
Nesta proposta de trabalho com ligações sigma e pi em sala de aula, os alunos terão a oportunidade de construir moléculas e também classificar cada um dos tipos de ligações estabelecidas entre os átomos.
Para trabalhar esse tema, sugiro aos docentes realizar as seguintes etapas:
1a Etapa: Estudo das ligações covalentes
Inicialmente, é fundamental estabelecer o conceito de ligações covalentes com os estudantes, dando ênfase para:
-
A teoria da estabilidade atômica (“a teoria do octeto”);
-
Elementos químicos capazes de realizar ligações covalentes;
-
Número de elétrons na camada de valência de cada átomo;
-
Número de orbitais incompletos na camada de valência de cada átomo;
-
Representação (desenhos) dos orbitais dos subníveis;
-
O número de ligações que cada átomo necessita realizar.
Obs.: Sempre utilize recursos visuais, como imagens em slides ou representações construídas com recursos físicos (como isopor, balões, caixas, etc.) para favorecer o aprendizado e a fixação do conteúdo. Isso vale tanto para a primeira etapa quanto para a segunda.
2a Etapa: Explicação sobre como a ligação covalente ocorre e os tipos de ligações
Nessa etapa, o docente deve trabalhar com os estudantes a ideia da interpenetração dos orbitais atômicos, a formação do orbital molecular e introduzir os conceitos de ligação covalente sigma e pi, além de ensinar como identificar os tipos básicos dessas ligações:
-
sigma s-s
-
sigma s-p
-
sigma p-p
-
pi p-p
3a Etapa: Construção de moléculas e identificação de ligações por parte dos estudantes
Nessa etapa, os alunos devem colocar a mão na massa, ou seja, devem construir uma ou mais moléculas, identificando cada uma das ligações sigma e pi presentes. Para isso, disponibilizamos uma lista de sugestões de materiais de baixo custo que podem ser utilizados:
-
Bolas de isopor para representar o orbital s do hidrogênio;
A representação do orbital do subnível s é sempre uma esfera
-
Balões de cores diferentes para representar os orbitais p dos elementos ametálicos como oxigênio, nitrogênio, carbono, etc.;
A representação de um orbital p é sempre uma dupla hélice
-
Fita crepe ou adesiva;
Obs.: a fita crepe deve ser utilizada para pregar um orbital no outro, de forma a representar a realização de uma ligação sigma, conforme a imagem a seguir:
Interpenetração de orbitais no mesmo eixo (ligação sigma)
-
Barbante.
Interpenetração de orbitais no mesmo eixo (ligação pi)
4ª Etapa: Avaliação
Por se tratar de uma atividade prática e que inclui a produção, portanto, o envolvimento, é fundamental que os alunos sejam avaliados e valorizados. Assim, seguem algumas sugestões de critérios e formas para avaliá-los:
-
Registro por parte dos alunos dos modelos apresentados pelo docente nas aulas de introdução ao conteúdo;
-
Participação na montagem das estruturas moleculares de forma correta na prática;
-
Correta identificação dos tipos de ligações na estrutura construída.
Por Me. Diogo Lopes Dias