Como utilizar o jogo Pokémon GO nas aulas de Biologia
Estratégias de ensino-aprendizagem
O uso do jogo Pokémon GO nas aulas de Biologia pode auxiliar no ensino a respeito dos seres vivos e sua classificação, além de estimular os alunos na socialização.
Em sala de aula, frequentemente somos surpreendidos pela falta de interesse por parte de nossos alunos. Diante disso, é fundamental criar técnicas para estimular o aprendizado e fazer com que os alunos consigam trazer o conteúdo para a sua realidade.
Assim sendo, os professores devem estar atentos às novidades que os cercam. O mundo atual oferece uma gama de diferentes recursos e cabe a nós, professores, saber utilizá-los de maneira correta. Um desses recursos são os jogos eletrônicos, que podem ser usados a nosso favor.
→ Pokémon GO
O jogo Pokémon GO, sem dúvidas, é um dos mais comentados da atualidade. Lançado no Brasil no dia 03 de agosto de 2016, o aplicativo para smartphones tornou-se rapidamente um dos mais baixados.
O jogo destaca-se pelo uso da realidade aumentada, que faz com que o jogador tenha uma grande interação com o jogo. Ele se baseia no mesmo princípio de outros jogos da série: o jogador deve procurar, capturar e realizar o treinamento de seus pokémons. Isso não pode ser feito, no entanto, no aconchego de sua residência: o jogador deve caminhar pela cidade em busca de seus pokémons. Para isso, o jogo utiliza a função GPS do smartphone.
→ Como o jogo Pokémon GO pode ser relacionado com a Biologia?
Os pokémons, apesar de serem criaturas que não obedecem às características dos animais reais, possuem algumas semelhanças com os seres vivos do nosso planeta. O pokémon denominado de Pidgey, por exemplo, foi claramente criado pensando-se nas aves atuais. É possível ver semelhança, inclusive, com o pássaro denominado de picoteiro-americano.
A semelhança encontrada no Pidgey não é um caso isolado, sendo possível encontrar diversos pokémons com semelhanças com outros organismos. O pokémon Sandshrew, por exemplo, assemelha-se ao pangolim; o Vileplume assemelha-se com a planta conhecida como raflésia-monstro. O Wooper, por sua vez, assemelha-se ao axolotle, e o Caterpie é muito semelhante à lagarta Spicebush Swallowtail.
Nem todos os pokémons, entretanto, podem ser comparados com os organismos viventes. Todavia, podemos separar suas características para quem sabe classificá-los em algum grupo de seres vivos.
→ Que aula posso realizar utilizando o Pokémon GO?
Para realizar uma aula a partir do aplicativo, deve-se estabelecer um objetivo. Ao tratar de vertebrados, por exemplo, podemos propor uma atividade para capturar pokémons com características de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. O professor pode pedir que os alunos realizem a atividade em casa ou propor um dia de caçada pokémon em um lugar seguro.
Após a caçada ou captura individual dos pokémons, separam-se as fotos, que podem ser retiradas no próprio aplicativo, e realiza-se a classificação com base nas características estudadas em sala. Após a classificação, pode ser feito um grande cartaz mostrando-se as características que influenciaram a classificação.
Com essa aula, você poderá mostrar aos seus alunos que a Biologia está presente em diversos lugares e que a diversão e o aprendizado podem, sim, andar juntos.
* Créditos da imagem: Matthew Corley / Shutterstock.com
** Crédito da imagem: enchanted_fairy / Shutterstock.com
Por Ma. Vanessa dos Santos