Conhecendo os países em sala de aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

Conhecer interativamente os países em sala de aula pode auxiliar os alunos a terem uma maior noção do espaço mundial.

É possível obter algumas informações sobre os diferentes países existentes

Atualmente, existem 193 países politicamente consolidados, incluindo o recente processo de Independência do Sudão do Sul em 2011, que o transformou no mais jovem Estado oficialmente constituído no mundo.

Em uma aula introdutória de Geografia Geral, o professor pode fazer uso de um interessante material sobre a distribuição dos países em sala de aula, bem como a forma com que as fronteiras políticas são usualmente definidas. Em alguns casos, elas foram estabelecidas por guerras e disputas políticas; em outros, suas definições estiveram relacionadas com processos diplomáticos.

Assim, recomendamos a utilização da plataforma do IBGE, em que há informações gerais e estatísticas sobre quase todos os países atualmente existentes, com exceção do Sudão do Sul, que, até o fechamento deste artigo, não possui informações detalhadas disponíveis. O recurso digital pode ser acesso clicando aqui.

O portal do IBGE países, como você poderá notar, é configurado a partir de um mapa-múndi, elaborado a partir de uma projeção cilíndrica. Cada país possui as suas fronteiras políticas definidas, e clicar em qualquer um deles implica em abrir uma caixa de diálogo contendo as suas informações e os seus respectivos dados, conforme podemos observar na reprodução a seguir:

Informações sobre o Brasil no site do IBGE Países

A nossa sugestão é a utilização dessa plataforma sobre os países em sala de aula por meio de um aparelho de projeção de imagens conectado a um computador que tenha acesso à internet. Assim, o professor poderá navegar com os seus alunos pelos diferentes lugares do mundo, conhecendo algumas informações gerais.

Para iniciar o roteiro da aula, o professor pode começar pelo Brasil, estendendo para alguns países da América do Sul. Nesse percurso, procure estimular os estudantes, fazendo perguntas como: quais são os países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil? Em seguida, estenda a sua análise para outros continentes, ampliando a área do “passeio”.

Procure explorar também, durante a aula, a caixa com o nome dos países disponíveis na porção superior da tela. Nela, é possível encontrar os países pelo nome, ideal para os alunos que não sabem onde se encontra um determinado lugar.

Para finalizar, como forma de avaliação, o educador pode solicitar uma atividade em que os alunos devem utilizar o site do IBGE Países para encontrar informações sobre cinco diferentes territórios (um de cada continente). Para melhorar a atividade, sorteie ou escolha países diferentes para cada aluno ou grupo de estudantes. Peça para que eles descrevam as seguintes características:

_________________________

  • Nome do país:

  • Localização:

  • Países que fazem fronteira (mares e oceanos que o circundam, se for o caso):

  • Idioma:

  • População Total:

  • Moeda:

  • Capital:

_________________________

A realização desse tipo de atividade pode funcionar como uma interessante dinâmica não para fazer os estudantes decorarem a localização dos países em sala de aula, mas para que eles adquiram uma maior noção da distribuição e configuração do espaço geográfico mundial.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

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