Consumo consciente

Estratégias de ensino-aprendizagem

O consumo consciente vem atingindo várias pessoas que se preocupam com o mundo que deixarão para as gerações futuras.

O consumidor consciente tem a percepção de que seus atos de consumo afetam não só a si próprio, mas também a toda a coletividade e às futuras gerações

Nas últimas décadas, a população mundial cresceu num ritmo extraordinário. Há 2000 anos éramos cerca de 300 milhões de habitantes no planeta e, hoje, já ultrapassamos os 6 bilhões de pessoas, sendo que muitos especialistas preveem que, antes do ano de 2050, chegaremos a 10 bilhões.

Se tomarmos a população brasileira como parâmetro, cada brasileiro produz em média 1kg de lixo e consome cerca de 250 litros de água por dia. O lixo produzido é constituído, na maioria das vezes, de itens descartáveis que foram feitos com a intenção de “facilitar” a vida das pessoas; e a água é gasta em atividades como banho, cuidados de higiene, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa e ingestão. O lixo que produzimos é encaminhado aos lixões ou aterros sanitários, onde levará anos e anos para se decompor; e a água que consumimos nem sempre é utilizada da maneira correta.

Se a cada ano há um aumento no número de pessoas no planeta Terra, podemos concluir que também haverá um aumento na produção de lixo e também no consumo de água. É por esse motivo que é extremamente importante fazer o uso consciente da água e descartar o lixo também de forma consciente. Mas será que todas as pessoas sabem consumir água da forma correta e descartar o lixo como deveriam?

A atividade aqui proposta visa responder essa e outras questões. Através dessa atividade, o professor poderá ver quantos de seus alunos são conscientes com o uso da água e também com o descarte do lixo e, a partir do resultado, descobrir se eles são consumidores conscientes ou não.

A atividade será realizada através de perguntas feitas aos alunos, que responderão sim ou não. Fica a critério do professor distribuir uma folha com as perguntas para cada aluno ou fazer as perguntas oralmente para que eles respondam, anotando a resposta.

1)      Na casa em que você vive com sua família, nos cômodos em que a luzes ficam acesas por mais de 4 horas, as lâmpadas são econômicas (fluorescentes)? (Sim ou não)

2)      Quando você toma banho, você demora mais do que 10 minutos? (Sim ou não)

3)      Você deixa a torneira aberta ao escovar os dentes? (Sim ou não)

4)      Na casa ou prédio em que você vive com sua família, a calçada é limpa com vassoura ao invés de água? (Sim ou não)

5)      Você e sua família dão preferência às frutas e verduras da estação? (Sim ou não)

6)      Você e sua família consomem produtos orgânicos? (Sim ou não)

7)      Você e sua família fazem a separação dos materiais recicláveis? (Sim ou não)

8)      Quando fazem compras, você e sua família dão preferência a materiais com embalagens recicláveis? (Sim ou não)

9)      Quando você não está usando aparelhos eletrônicos você os desliga? (Sim ou não)

10)   Você costuma utilizar o verso das folhas de papéis já utilizadas? (Sim ou não).

Resultado das perguntas:

O aluno que respondeu “sim” para cinco ou menos perguntas não é um consumidor consciente. É preciso que esses alunos busquem mais informações sobre como suas atitudes podem impactar o meio ambiente e é necessário que eles comecem uma mudança já!

Os alunos que responderam “sim” para mais de cinco perguntas, mas não mais que sete perguntas, podem ser considerados consumidores conscientes, mas que podem fazer muito mais pelo meio ambiente.

Os alunos que responderam “sim” para as dez perguntas propostas devem ser parabenizados, pois podem ser considerados consumidores cidadãos totalmente conscientes dos impactos sociais e ambientais que seus hábitos de consumo causam.

 Essa atividade não precisa ficar somente em sala de aula! O professor pode propor que os alunos façam essas e outras perguntas aos familiares, parentes e amigos para que, dessa forma, conscientizem as pessoas dos impactos que suas atitudes causam ao meio ambiente. Também é muito importante que o professor dê sugestões de como os alunos podem reduzir a produção de lixo e o consumo de água.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Artigos Relacionados

A diversidade biológica está sendo ameaçada

Educação ambiental em prol da vitalidade do planeta.

A importância da conservação dos oceanos

Conhecer os problemas ambientais que os oceanos enfrentam para conservá-los.

Aquecimento global | Sugestão de Aula

Discutindo as conseqüências do aquecimento global em sala de aula.

Atitudes Verdes

O papel da escola diante da sustentabilidade.

Atividade sobre efeito estufa

Se o aquecimento da Terra pelos gases estufa permite que o nosso clima seja mais ameno, então por que nos preocupamos tanto com o efeito estufa? Saiba mais aqui!

Biodiversidade

Clique aqui e veja uma atividade prática divertida que aborda o tema biodiversidade.

Biodiversidade brasileira

A biodiversidade brasileira é muito significativa: quase 10% das espécies conhecidas são encontradas aqui. Assim, é importante conhecer a biodiversidade brasileira.

Riqueza e diversidade – Aula Prática

Proposta de aula prática de campo envolvendo assimilação de conceitos em Ecologia.

Água

Veja aqui uma atividade de conscientização sobre a quantidade de água que temos em nosso planeta.

Versão Desktop