Criação de vídeos sobre o movimento vegetal

Estratégias de ensino-aprendizagem

Nesta proposta de aula prática, os alunos serão responsáveis pela criação de vídeos sobre o movimento vegetal.

As plantas também realizam movimentos

Sabemos que as plantas são organismos que, diferentemente dos animais, não conseguem locomover-se para capturar seu alimento. Entretanto, esses seres são capazes de realizar outros movimentos, como o crescimento orientado pela luz (fototropismo) e aquele orientado pela gravidade (gravitropismo).

Apesar de ser possível observar frequentemente os movimentos vegetais, muitos alunos não têm curiosidade de verificar esses fenômenos no dia a dia. Assim sendo, a aula prática aqui apresentada tem por finalidade mostrar o fototropismo de uma maneira mais didática, incentivando assim a observação desse acontecimento na natureza.

Nesta proposta de aula, os alunos serão responsáveis pela criação de vídeos sobre os movimentos vegetais. Para isso, eles precisarão de:

→ Planta de crescimento rápido, como o girassol e o boldo;

→ Vaso de plantas;

→ Local no qual incida luz, como uma horta;

→ Equipamento para a captura de imagens (celulares, máquinas fotográficas, notebook, tablets, entre outros);

→ Computador com programa para montagem de vídeo (Windows Movie Maker, por exemplo).

Inicialmente será preciso plantar o vegetal em um vaso e colocá-lo deitado na horizontal. É importante que o vaso fique em um local em que a luz incida durante o dia. Após o plantio, o experimento deverá ser observado quatro vezes ao dia durante 10 dias.

A cada dia, o aluno deverá obter quatro fotos, que serão retiradas em horários diferentes. Essas fotos deverão ser salvas de acordo com a ordem em que foram tiradas: Foto1, Foto2, Foto3, Foto4. Após os 10 dias, o aluno terá um total de 40 fotos que serão usadas para a criação do vídeo.

Utilizando um editor de vídeo, basta selecionar as fotos relativas ao experimento. Deve-se, então, escolher o tempo de duração de cada imagem, que pode ser de, em média, cinco segundos. Feito isso, é só salvar o projeto.

Para que o vídeo fique bonito e seja possível verificar o movimento da planta em direção ao Sol, é importante que todos os dias as fotos sejam retiradas no mesmo lugar e no mesmo ângulo. Para isso, pode-se usar um tripé ou mesmo um apoio feito com livros.

Para estimular a criação dos vídeos, o professor pode propor uma exposição ou até mesmo a publicação em um site ou redes sociais da escola.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Artigos Relacionados

Adaptações vegetais

Proposta de aula que consiste na comparação entre espécies de plantas adaptadas a ambientes diferenciados.

Aula de campo: Plantas

Clique aqui e descubra outra maneira de ensinar o conteúdo de plantas.

Capilaridade nas plantas

Confira aqui uma atividade prática na qual é possível observar a capilaridade nas plantas através de cores.

Estudando os hormônios vegetais

Observação do efeito das giberelinas, citocininas, gás etileno e auxina no desenvolvimento da planta.

Versão Desktop