Deslocamento do equilíbrio químico e mudança de cor

Estratégias de ensino-aprendizagem

O sulfato de cobre (II) hidratado é azul, mas, quando aquecido, o seu equilíbrio químico é deslocado no sentido da formação do sal anidro, que é branco.

O cloreto de cobalto II fica rosa quando anidro e azul quando hidratado

Introdução:

O Princípio de Le Chatelier diz que quando é causada algum tipo de perturbação num sistema em equilírbio, este se deslocará no sentido que tende a anular essa perturnação, procurando retornar ao estado de equilíbrio.

Por exemplo, se aumentarmos a concentração dos reagentes de uma reação reversível, o equilíbrio se deslocará no sentido direto, isto é, da formação dos produtos e de consumo dos reagentes. O contrário também é verdadeiro, se aumentarmos a concentração dos produtos, o equilíbrio químico será deslocado no sentido iverso, de consumo dos produtos e formação dos reagentes.

Mas, além da concentração existem outros fatores que podem alterar o equilíbrio iônico de uma reação química. Dois deles são o número de coordenação do cátion metálico (quantidade de ânions que cercam o cátion no arranjo cristalino) e o grau de hidratação (quantidade de moléculas de água que existem no arranjo cristalino do sal).

Isso acontece, por exemplo, no caso de alguns sais, tais como o cloreto de cobalto e o sulfato de cobre. O cloreto de cobalto II (CoCl4) é muito usado nos conhecidos “galinhos do tempo”, que são bibelôs que mudam de cor, ajudando a prever se irá chover ou se fará calor.

Quando o cloreto de cobalto II está em solução aquosa, estabelece-se o seguinte equilíbrio químico:

O íon [CoCl4]2-(aq)  apresenta cor azul, sendo que o número de coordenação de seu cátion é 4 e ele é anidro, isto é, não possui moléculas de água em seu arranjo cristalino. Já o íon [Co(H2O)6]2+ apresenta cor rosa, sendo que seu número de coordenação é igual a 6 e ele é hidratado.

Essa solução é passada nos bibelôs citados. Assim, quando o tempo está seco, o sal fica da cor azul e indica que provavelmente não irá chover. Além disso, a temperatura alta do ambiente desloca o equilíbrio no sentido da reação endotérmica, que absorve calor, que é a inversa:

No entanto, em dias bastante úmidos o galo fica da cor rosa, devido à presença de água de cristalização, indicando possibilidade de chuva. A temperatura baixa favorece o deslocamento do equilíbrio para o sentido direto (de formação do sal rosa), pois essa é uma reação exotérmica, com liberação de calor:

Esse mesmo princípio vale para o sulfato de cobre (CuSO4) que quando está anidro é branco, mas quando está hidratado fica da cor azul:

Isso pode ser mostrado por meio do experimento a seguir:

Materiais e Reagentes:

  • Sulfato de cobre hidratado II (CuSO4 . n H2O);
  • Lamparina;
  • Pregador de madeira;
  • Tubo de ensaio.

Procedimento Experimental:

1.Coloque uma pequena quantidade do sulfato de cobre II no tubo de ensaio;

2.Segurando com o pregador, aqueça o tubo de ensaio na lamparina acesa;

3.Observe o que acontece com a cor do sal;

4.Deixe o sistema em repouso durante certo tempo;

5.Observe novamente o que acontece com a cor do sulfato de cobre.

Resultados e Discussão:

O sal inicialmente é hidratado, por isso, apresenta coloração azul. Mas quando ele é aquecido, sua água evapora e ele se torna branco. Com o tempo e em repouso ele absorve a umidade do ar e começa a se tornar azul novamente.

A variação da temperatura também é outro fator que alterou o equilíbrio; pois quando ela foi aumentada, a reação se deslocou no sentido da reação que absorve calor, endotérmica, e quando a temperatura foi diminuindo, o equilíbrio de deslocou no sentido da reação que libera calor, exotérmica.

O professor pode pedir para que os alunos expliquem o ocorrido, escrevam as equações químicas envolvidas, indiquem qual é exotérmica e qual é endotérmica e se esse fenômeno obedece ao Princípio de Le Chatelier.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Artigos Relacionados

Efeito do íon comum no equilíbrio

Realize essa atividade experimental simples em sala de aula, utilizando produtos caseiros, sendo possível observar como ocorre o efeito do íon comum no equilíbrio químico.

Equilíbrio químico

Aula experimental que permite visualizar o equilíbrio de um sal.

Princípio de Le Chatelier

A concentração influenciando o equilíbrio de um sistema.

Versão Desktop