Determinando a intensidade sonora na sala de aula
Estratégias de ensino-aprendizagem
Você sabia que o nível de intensidade sonora nas salas de aula é, geralmente, maior do que o desejado? Confira este texto e saiba como trabalhar o nível de ruído com seus alunos.
O barulho em sala de aula é um dos fatores limitantes de aprendizagem. Ruídos de conversas e barulhos externos podem afetar o rendimento dos estudantes, além de serem potenciais causadores de diversos males à saúde, como estresse, irritabilidade, insônia e dificuldade de concentração.
Ao medir o nível de intensidade sonora durante as aulas, é possível conscientizar alunos e incentivar a administração escolar a implantar políticas e estratégias que visem um ambiente mais saudável para alunos e professores.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com o nível de ruído e o tempo de exposição, a poluição sonora pode causar diversos problemas de saúde. Confira a tabela abaixo, que relaciona o efeito dos níveis de intensidade sonora:
Efeitos |
Limite do nível de ruído – dB(A) |
Perturbação do sono: a pessoa não relaxa totalmente, não atingindo os estágios mais profundos de sono e reduzindo o tempo de descanso. |
30 |
Interferência na comunicação: conversar com outra pessoa, falar ao telefone e ouvir rádio ou televisão tornam-se mais difíceis. |
50 |
Estresse leve com excitação do sistema nervoso e produção de desconforto acústico. |
55 |
Perda da concentração e do rendimento em tarefas que exigem capacidade de cálculo. |
60 |
Risco de perda auditiva: a pessoa exposta pode contrair perda de audição induzida por ruídos para exposições de oito horas diárias. |
75 |
A intensidade sonora desejada no interior das salas de aula é de 30 dB, o que está bem longe de ser uma realidade. Por isso, é importante controlar a intensidade sonora nesse ambiente.
Metodologia
Peça para que seus alunos instalem em seus smartphones algum aplicativo gratuito que registre a intensidade sonora. Para tanto, oriente-os a buscarem a palavra “decibelímetro”. Os aparelhos celulares são capazes de fazer essa medição sonora, uma vez que são equipados com um conjunto de dois ou mais microfones.
Veja também: Ondas sonoras
Após a instalação do aplicativo, combine com os alunos alguns horários durante as aulas para que sejam feitas as medidas de intensidade sonora. Os intervalos podem ser de 30 minutos ou 1 hora.
Forneça uma tabela na qual o aluno possa registrar o horário em que a intensidade sonora foi medida e o valor obtido. Veja o exemplo abaixo:
Intensidade Sonora (dB) |
Horário |
40 dB |
10h30min |
60 dB |
09h15min |
75 dB |
11h45min |
A cada dia, uma nova tabela pode ser preenchida. As intensidades sonoras devem ser medidas no mesmo horário fixo. Ao final do processo, é possível calcular qual foi a média de intensidade sonora obtida para cada horário.
Tendo em mãos essas médias, é interessante fazer um gráfico para que se entenda em qual horário do dia ou da manhã há mais poluição sonora em sala de aula. A internet conta com diversas opções gratuitas e bastante intuitivas para construção de gráficos.
Abaixo temos um exemplo hipotético de gráfico em linha, que permite visualizar a evolução temporal do ruído em sala de aula:
Exemplo de gráfico que permite visualizar a evolução temporal da poluição sonora em sala de aula.
Com o gráfico em mãos, é possível relacioná-lo à tabela da OMS para determinar qual é o possível efeito daquela exposição sonora a longo prazo. Dessa forma, será possível elaborar estratégias de conscientização no ambiente escolar.
Veja também: Acústica
Alguns aplicativos podem fornecer o erro apresentado em cada medida. Esse valor, no entanto, é sempre maior, uma vez que a captação de som depende do dispositivo utilizado por cada estudante. Além disso, a posição de cada estudante na sala de aula pode afetar a medida em virtude da interferência sonora, capaz de produzir regiões de interferência construtivas e destrutivas.
Por fim, é possível comparar os resultados obtidos com a tabela abaixo. Nela, podemos encontrar quais são os valores típicos de intensidade sonora em diversos ambientes ou situações. Confira:
Som |
Nível sonoro (dB) |
Conversa em voz baixa |
20 |
Automóvel |
50 |
Aspirador de pó |
80 |
Buzina de caminhão |
100 |
Trovão |
130 |
Decolagem de avião |
140 |
Por Me. Rafael Helerbrock