Dinâmica pedagógica para a produção de textos com a função conativa

Estratégias de ensino-aprendizagem

Na nossa proposta de ensino, apresentamos uma dinâmica pedagógica para a produção de textos com a função conativa.

A produção de anúncios publicitários é um excelente recurso para o aprendizado da função conativa

Na dinâmica que apresentamos neste texto, está proposta uma atividade de produção textual para a fixação do uso da função conativa da linguagem.

Dados da aula:

  • Objetivos:

- praticar a produção de textos publicitários que possuam a função conativa;

- reconhecer novas possibilidades de ensino e aprendizagem por meio de jogos pedagógicos.

  • Duração da atividade:

- 1 aula – 45 min.

  • Recursos da aula:

- anúncios publicitários que sirvam de exemplo e análise para a produção textual

- revistas

- papel

- tesoura

- cola

- lápis de cor, canetinha, tintas, etc.

  • Público-alvo:

- Alunos do Ensino Fundamental e Médio

  • Orientações metodológicas:

Professor(a),

O objetivo maior dessa dinâmica é proporcionar a vivência de um recurso de ensino diferente dos utilizados em sala de aula e, também, motivar os alunos quanto ao conteúdo ensinado. Assim, prepare um ambiente onde eles possam ficar à vontade.

Antes de iniciar, certifique-se de que o material esteja organizado.

  • Como realizar a dinâmica?

- Divida a turma em grupos de até quatro alunos ou de acordo com a sua realidade de sala de aula. O importante é que não seja um grupo numeroso;

- Analise com a turma alguns anúncios publicitários e peça para que identifiquem os recursos utilizados pelo publicitário para convencer o consumidor a adquirir o produto;

- Em seguida, diga à turma que cada grupo receberá um produto e deverá criar na folha em branco um anúncio sobre ele. Os produtos são:

1) Armação de óculos sem lente

2) Uma bolsa feminina sem alça

3) Uma bicicleta sem as rodas

4) Um caderno sem folhas

5) Um carro sem volante

- Explique que, durante a produção do anúncio e a apresentação dele, eles devem manter o sigilo da campanha publicitária, ou seja, não devem divulgar o produto que venderão;

- Acompanhe a produção dos grupos e auxilie caso haja alguma dúvida;

- Finalmente, após a produção, cada grupo deverá fazer a apresentação do seu texto e do produto que estão vendendo. Em seguida, a turma decidirá qual grupo conseguiu utilizar-se melhor da função apelativa (conativa) para convencer sobre a compra do produto, bem como o grupo mais criativo na produção do anúncio.


Por Mariana Rigonatto
Graduada em Letras

Artigos Relacionados

Anúncios publicitários em sala de aula

Aborde os diferentes gêneros textuais! Confira nossa sugestão sobre como trabalhar com anúncios publicitários em sala de aula.

Sugestão de aula sobre funções da linguagem

Linguagem, enunciação e comunicação: Acompanhe nossa sugestão de aula sobre funções da linguagem!

Versão Desktop