É possível realizar aula prática sem laboratório?
Estratégias de ensino-aprendizagem
Muitos professores podem se perguntar se é possível realizar uma aula prática sem laboratório. A resposta é sim, basta apenas usar a criatividade.
Muitos professores podem acreditar que a falta de um laboratório apropriado impossibilita a realização de aulas práticas de Ciências e Biologia. Entretanto, essa não é uma verdade, uma vez que diversas atividades podem ser desenvolvidas sem a necessidade de equipamentos como microscópios.
→ O aproveitamento da aula será o mesmo?
Quando fazemos uma aula prática sempre nos preocupamos em torná-la mais atrativa e, consequentemente, aumentar o interesse do aluno pelo conteúdo ministrado. O que determinará esse resultado, no entanto, não é a tecnologia utilizada, e sim como a aula foi planejada.
Imagine, por exemplo, uma escola com laboratório completo com vários microscópios. Na aula sobre célula, o professor leva lâminas prontas e pede para os alunos analisarem o material e, posteriormente, retorna à sala de aula. Em outra escola sem laboratório, um professor estimula seus alunos a construírem uma maquete de células, utilizando massinha de modelar, e explica cuidadosamente cada estrutura que está sendo confeccionada.
Nesse caso, é obvio que o melhor rendimento será daqueles que construíram o modelo e não apenas visualizaram algo pronto. Isso não significa, porém, que o laboratório seja ruim, e sim que é possível ter aulas boas sem laboratório. Realizar uma aula no laboratório sem um planejamento adequado torna-se, muitas vezes, ineficaz.
Para ter práticas proveitosas, é necessário preparar e aplicar a metodologia corretamente, e isso é válido tanto para professores que contam com laboratório como para aqueles que não possuem esse recurso. Sem planejamento e objetivos bem delimitados, qualquer aula prática pode tornar-se improdutiva.
→ O que eu posso fazer fora do laboratório?
Mesmo sem laboratório, é possível, por exemplo, criar maquetes e analisar alguns materiais, tais como folhas, flores e frutos em aulas de Botânica. Nas aulas de anatomia comparada, o mesmo processo pode ser feito para analisar órgãos de animais, como fígado, rim, pulmão e coração de suínos ou de bovinos. Veja a seguir algumas ideias interessantes para aplicar em sala de aula sem o uso de laboratórios:
Esses são apenas alguns exemplos (conheça mais formas de trabalhar Ciências e Biologia clicando aqui), e é claro que o professor pode criar diferentes aulas que se adequem à sua realidade. O importante é ter em mente que mesmo em locais com menos recursos é possível ministrar aulas diferentes, divertidas e extremamente proveitosas.
Use a criatividade e boa aula!
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos