Educação ambiental e os 5 Rs

Estratégias de ensino-aprendizagem

A educação ambiental é um processo educativo em que se constroem valores importantes relacionados com a conservação do meio ambiente.

Durante esse processo, devemos deixar claro a necessidade de cuidarmos da natureza e a importância de preservarmos os recursos naturais para que possam ser usados por nós e também estarem disponíveis às futuras gerações. Nesse contexto, nasce a necessidade de ensinar os 5 Rs — cinco termos que nos ajudam a compreender como devemos comportar-nos em relação ao meio ambiente.

Leia também: 10 atitudes que podem salvar o planeta

O que são os 5 Rs?

Os 5 Rs são uma política que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta, fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lida com os resíduos gerados. Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Os 5 Rs mostram-nos como devemos agir para melhorar o meio ambiente.
  • Repensar: Cada pessoa deve repensar suas práticas em relação ao meio ambiente. Devemos repensar, por exemplo, nosso consumo e como fazemos o descarte dos nossos resíduos. Repensar é o início dessa mudança.

  • Recusar: Chama-se a atenção para o consumismo — a aquisição de bens que não são necessários — e também para que sejamos críticos em relação ao que consumimos. Devemos pensar em adquirir apenas aquilo que realmente necessitamos e, de preferência, de empresas preocupadas com o meio ambiente.

  • Reduzir: Diz-se respeito, principalmente, ao nosso comportamento consumista. “Eu preciso realmente disso?” Faça essa pergunta sempre que for adquirir um novo produto. Além disso, reduzir significa poupar. Devemos saber economizar quando o assunto são os nossos recursos naturais. Esse é o caso, por exemplo, da água potável, que é, muitas vezes, utilizada de maneira indiscriminada.

  • Reutilizar: É possível utilizar novamente alguns objetos que seriam descartados. Algumas embalagens podem ser reaproveitadas ou mesmo utilizadas para outras finalidades.

  • Reciclar: Trata-se do reaproveitamento de um produto de modo que ele se torne matéria-prima para a fabricação de outro objeto. Reciclar é importante, pois ajuda a reduzir a quantidade de lixo gerado e também reduz a utilização dos nossos recursos naturais. Entre os materiais que podem ser reciclados estão: o papel, o plástico e o alumínio.

Como trabalhar os 5 Rs em sala de aula?

Primeiramente, é fundamental que o professor exponha aos alunos a necessidade da preservação do meio ambiente. Para isso, podem ser usados vídeos que exponham como o lixo é prejudicial para o meio ambiente e para os seres vivos que nele habitam. Também é recomendável uma saída de campo para algum lugar degradado pela ação humana, como um rio poluído ou um lixão.

Após essa exposição, é necessário esclarecer do que se trata cada um dos 5 Rs e promover a reflexão dos alunos sobre seus hábitos de consumo, bem como sobre a forma que cada um utiliza os recursos oferecidos pela natureza, como a água.

Leia mais: Sustentabilidade – equilíbrio entre as necessidades humanas e a preservação da natureza

Atividades práticas podem ser realizadas principalmente quando nos referimos a 2 Rs: reutilizar e reciclar. No que diz respeito ao primeiro termo, algumas atividades seriam:

  • Criar brinquedos utilizando materiais que seriam descartados;

  • Fazer uma oficina de customização de roupas utilizando peças que estão guardadas e sem uso;

  • Criar utensílios, como porta-lápis, vasos decorados para plantas, porta-joias e caixas organizadoras, utilizando materiais que seriam descartados, como caixas de sapatos e garrafas pet.

Garrafas pet podem ser reutilizadas na fabricação de vasos de planta.

Já no que diz respeito ao segundo termo, pode-se pedir aos alunos que criem na escola uma campanha de coleta seletiva do lixo. Posteriormente, pode-se realizar um passeio até uma cooperativa de reciclagem para que os alunos compreendam a importância desse processo.

Leia também: Tempo de decomposição do lixo - variação de acordo com o produto descartado

O importante é que seja despertada a atenção dos alunos para a questão do lixo e do consumo desenfreado, que afeta diretamente o meio ambiente. Com atividades simples, como as que vimos ao longo do texto, esse tema pode ser trabalho de maneira divertida e estimular a consciência ambiental dos nossos alunos.
 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Artigos Relacionados

Coleta seletiva na escola

Como trabalhar a coleta seletiva na escola.

Consumo consciente

Faça o teste com seus alunos e descubra se eles praticam o consumo consciente.

Educação Ambiental

Por que esse ensino é urgente?

Educação Ambiental e a reciclagem do lixo.

Formas de evitar incoerências em alguns projetos envolvendo a coleta seletiva e reciclagem de lixo.

Estimulando a criatividade e o reaproveitamento

Antes da reciclagem, a reutilização!

Fazendo papel reciclado

Oficina de papel reciclado visando a confecção de cartões comemorativos.

Versão Desktop