Elaboração de um dicionário de Matemática em sala de aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

A elaboração de um dicionário de Matemática em sala de aula pode estimular a aprendizagem, bem como a pesquisa e a investigação.

Confira dicas para ajudar seus alunos a adquirirem vocabulário em Matemática

Professor, você já deve ter se perguntado como a memória dos alunos pode ser tão curta, não é mesmo?! Sejam crianças ou adolescentes, eles vivem confundindo-se com alguns termos matemáticos, chegando até mesmo a afirmar que “nunca ouviram essa palavra antes” depois de um detalhado estudo sobre o assunto.

Até que nas aulas de Português alguns alunos possuem o hábito de consultar o dicionário ao deparar-se com um termo desconhecido, mas por que não trazer essa prática também para as aulas de Matemática? O fato é que poucos conhecem um dicionário matemático e, infelizmente, o de língua portuguesa não abrange correta e detalhadamente a definição dos conceitos usados pela Matemática.

Uma alternativa para o professor é a elaboração de um dicionário de Matemática em sala de aula. Solicite aos alunos que separem algumas folhas de seus cadernos ou peça para que comprem uma caderneta para preparar o dicionário. Paralelamente à produção dos alunos, faça um painel e cole na sala com as palavras que mais geram dúvidas.

O glossário de cada um dos estudantes deve ser organizado a partir de uma ordem. As páginas podem ser separadas por ordem alfabética ou por temática, podendo ser criadas seções como álgebra, geometria, entre outras.

A cada dúvida levantada sobre o significado de algum termo, caberá aos alunos solucioná-la. Para isso, eles poderão discutir, pesquisar e investigar, e apenas em último caso o professor deverá trazer a resposta. Inicialmente, a única função do educador será a de colocar a palavra no painel da sala de aula. Quando a turma encontrar o significado da palavra procurada, cada aluno deverá registrar em seu glossário.

Além das dúvidas levantadas em sala, é importante estimular os alunos a trazerem para a discussão o significado de outros termos que encontrarem. Por exemplo, pode ser que alguém veja uma palavra na televisão ou na internet de significado desconhecido que seja relacionada com a Matemática. Ao trazer essa palavra para a discussão em sala, os alunos serão estimulados a pesquisar e terão cada vez mais prazer em investigar e aplicar o conhecimento adquirido.


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

Artigos Relacionados

A Educação Matemática na Formação de Cidadãos

Procedimentos metodológicos na formação do conhecimento.

A Matemática e os Temas Transversais

Relação entre a Matemática e os Temas Transversais de acordo com os PCN’s.

A Matemática no Ensino Médio

Objetivos gerais do ensino da Matemática.

A Matemática no Ensino da EJA

A importância da Matemática no ensino de jovens e adultos.

A Utilização de Recursos Auxiliares no Ensino da Matemática

Metodologias no ensino da Matemática.

Dificuldade em Aprender Matemática

Identificando e corrigindo problemas ligados aos ensinamentos matemáticos.

Reformulando o Ensino da Matemática

Aulas interdisciplinares em Matemática.

Versão Desktop