Embriologia | Sugestão de Aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

Fases do desenvolvimento embrionário humano.

SUGESTÃO DE AULA RELACIONADA À EMBRIOLOGIA

O professor poderá iniciar sua explicação definindo a embriologia, enfatizando as fases de formação de um embrião, comentando em seqüência as diferenças existentes entre os folhetos embrionários (ectoderma, endoderma e mesoderma), informando a função de cada um durante o processo de organogênese (origem e formação dos diferentes órgãos e sistema orgânico).

Para ilustração do conteúdo o professor pode ainda utilizar desenhos ou mesmo filmes, relacionados à reprodução e ao surgimento de um ser humano, desde a fecundação, formação da célula ovo ou zigoto, etapas da segmentação (mórula, blástula e gástrula) e transformações relativas ao desenvolvimento embrionário até o momento da concepção.

Durante a contínua elucidação da matéria ou intercalada a estratégia didática com suporte e ferramentas de áudio-visual, deverão ser focados alguns aspectos como:

- Multiplicação de células, através de mitoses sucessivas.

- Crescimento, devido ao aumento do número de células e das modificações volumétricas em cada uma delas.

- Os fenômenos fisiológicos e morfológicos que marcam os períodos semanais da gestação.

- A importância dos anexos embrionários (vesícula vitelínica, âmnio / bolsa amniótica, cório e alantóide.

- E a diferenciação ou especialização celular, com modificações no tamanho e forma das células que compõem os tecidos. Destacando que são essas alterações que tornam as células capazes de cumprir as funções biológicas.

Por krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Versão Desktop