Escrevendo o gênero roteiro em sala de aula
Estratégias de ensino-aprendizagem
Professor, escrever o gênero roteiro em sala de aula pode ser uma atividade interessante e estimuladora para os alunos do Ensino Médio.
Professor, trabalhar os diversos gêneros textuais pode ser uma atividade riquíssima para ser desenvolvida com os alunos. Quando contemplamos os vários textos, damos aos alunos a oportunidade de entrar em contato com diferenças linguísticas, composicionais e estilísticas peculiares de cada gênero. Pensando nisso, o Canal do Educador traz uma sugestão de aula sobre o gênero textual roteiro, tipo de composição que, infelizmente, não é muito abordado nas aulas de língua portuguesa.
Escrevendo o gênero roteiro em sala de aula:
Professor, os principais objetivos da nossa proposta de aula sobre roteiros são:
→ Abordar as especificidades do gênero roteiro, entre elas suas características composicionais, estilísticas e temáticas;
→ Mostrar para os alunos as funções do gênero roteiro, sua função e em quais situações ele deverá ser o gênero textual escolhido;
→ Mostrar aos alunos o roteiro de um filme e pedir que comparem com as cenas;
→ Produzir um curta-metragem cujo tema deverá ser decidido em consenso com a turma.
Sugerimos que a sugestão de aula sobre roteiros seja apresentada para os alunos do Ensino Médio, que deverão ter sido previamente apresentados aos gêneros e tipos textuais. Nessa fase, os alunos também demonstram bastante intimidade com recursos audiovisuais, habilidade que facilitará na edição do vídeo do curta-metragem. Provavelmente eles ficarão empolgados com a ideia de gravarem um curta-metragem, mas é preciso observar que, antes do trabalho de produção e gravação das cenas, existe um outro trabalho, que é a fase de produção do roteiro.
A turma deverá colaborar com ideias, orientados por você, professor. Esse deve ser um trabalho totalmente autoral, que contará com a participação de todos os alunos envolvidos no processo. Passe para os alunos algumas dicas importantes que facilitarão a escrita do roteiro:
→ Pesquise sobre o tema: Quanto mais você souber sobre o assunto, mais fácil será desenvolver o roteiro;
→ Organize os assuntos escolhidos: Cabe a você escolher qual é o assunto mais importante, ou seja, aquele que deverá ser o fio condutor da narrativa, tomando assim mais tempo no vídeo;
→ Cuidado com a linguagem: O roteiro precisa ser explicativo, isto é, não precisa usar uma linguagem rebuscada, cheia de termos difíceis. Pense que a principal intenção é explicar como as cenas deverão ser rodadas, por isso é importante que você seja direto e claro;
→ Aproveite seu tempo: Cuidado para não produzir mais material do que aquele que realmente será utilizado, assim você pode evitar a tentação de inserir excesso de informações em seu vídeo.
Professor, a atividade pode tomar cerca de 8 a 10 aulas, mas o resultado certamente será incrível! Quando o curta-metragem estiver concluído, o trabalho dos alunos poderá ser apresentado em uma mostra ou feira cultural da escola. Ao desenvolvermos a proposta, temos a oportunidade de fortalecer a importância do trabalho em equipe e as discussões coletivas que dele surgem, bem como revisar a importância e aplicabilidade dos gêneros textuais. Antes de iniciar a atividade, verifique a disponibilidade de recursos como câmera para a gravação do vídeo, um projetor e também computadores conectados à internet. Boa aula!
Por Luana Castro
Graduada em Letras