Espectrômetro

Estratégias de ensino-aprendizagem

Espectrômetro é um instrumento óptico usado para medir as propriedades da luz numa determinada faixa do espectro eletromagnético. Sua estrutura se resume a uma rede de difração.

Caixa de papelão pequena com dimensões parecidas com uma caixa de leite longa vida

Esta atividade experimental consta na produção de um espectrômetro de baixo custo. O espectrômetro de baixo custo tem por finalidade auxiliar o professor na aplicação de conteúdos que envolvem tanto a dispersão da luz branca quanto também pode ser levado à sala de aula a fim de ensinar física moderna de forma mais simples.

Ao trabalhar os conceitos de física moderna, no momento em que iniciar os comentários a respeito das raias espectrais, o professor pode iniciar a confecção do experimento. Com ele o aluno terá uma boa visualização das raias espectrais emitidas, por exemplo, por uma lâmpada de hidrogênio.

Com este experimento o professor poderá explicar observando e medindo as cores presentes em um feixe luminoso.

Material

- um CD
- papelão preto
- fita adesiva
- tesoura
- papel celofane (cores variadas)

Para a realização da atividade experimental, corte o papelão conforme as dimensões mostradas na figura acima e monte a caixinha. O CD também pode ser cortado com a tesoura (use um tesoura grande), conforme mostra a figura.


Como mostra a figura acima, cole o pedaço de CD na posição indicada e feche a caixa, ou seja, monte o espectrômetro. Lembre-se de que a caixa deve ser bem fechada, evitando qualquer fresta para que não entre luz além da que irá entrar pela fenda.

Após montado, você pode iniciar o uso de seu espectrômetro apontando-o em direção a uma janela e olhando através do orifício, veja a decomposição da luz solar. Em seu espectrômetro você deverá observar uma sequência de cores, que vão desde o azul até o vermelho, dependendo do tipo de CD essa sequência poderá se repetir.

Da mesma maneira, você pode observar a diferença entre a luz emitida por uma lâmpada incandescente e uma lâmpada fluorescente. Nesta segunda verificação, você deverá notar que a luz da lâmpada incandescente apresenta uma série de raias mais luminosas no violeta, verde e amarelo. Essas são linhas de emissão do mercúrio presente na lâmpada. A lâmpada de filamento não apresenta essa estrutura de raias.

Agora, cubra a fenda de entrada com um pedaço de papel celofane colorido e observe a luz de uma lâmpada incandescente. O que aconteceu? Repita essa observação com papel celofane de outra cor.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Artigos Relacionados

Cores

Conceitos básicos de cores primárias e secundárias.

Versão Desktop