Estados Unidos, uma potência militar

Estratégias de ensino-aprendizagem

Soldados na guerra do Vietnã.

Geralmente o estudo acerca da maior potência mundial, Estados Unidos, acontece no 9°ano do ensino fundamental, podendo ser retomado em outras séries. Quando o professor tiver em mãos este tema, uma boa ferramenta é a análise de trechos de músicas.

O professor pode utilizar uma parte da música Civil War, por exemplo, da banda norte-americana Guns n’Roses. A letra relata casos de guerras em que os Estados Unidos promoveram e participaram, além de retratar a liderança que o mesmo exerce no mundo. O professor pode interpretar a letra da segunda e terceira estrofe, juntamente com a participação dos alunos. Para atrair a atenção, o orientador pode permitir que os alunos ouçam a música.


Na primeira estrofe, o professor deve estabelecer uma ligação entre a guerra do Vietnã e suas conseqüências. Já na segunda estrofe, o educador pode destacar o sentimento que os Estados Unidos têm gerado em diversos países do mundo. Iraque, Cuba, Irã, Afeganistão e Coréia do Norte são alguns exemplos. Estamos falando de um sentimento de revolta, ódio e repulsa que se formou a partir de intervenções políticas que os Estados Unidos praticaram e continuam praticando em muitos pontos do planeta. A estrofe afirma também que a maior potência do mundo alimenta medo nas nações, criando ainda mais um sentimento de aversão norte-americana. A letra traz uma mensagem que deixa claro que a hegemonia do país o faz dirigir, de certa forma, a vida de bilhões de pessoas no mundo que dependem do mesmo em vários seguimentos, algo que acontece há muito tempo.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Versão Desktop