Experimento de extração do sal Educador

Estratégias de ensino-aprendizagem

O sal é um dos principais temperos usados pelo homem.

Quando o professor estiver trabalhando o conteúdo acerca dos oceanos e mares, após a conclusão do conteúdo é importante destacar a relevância que os mesmos possuem para a humanidade. É interessante a aplicação de uma atividade complementar que aguce a curiosidade dos alunos. Uma sugestão é o desenvolvimento de uma atividade prática, com a finalidade de promover um melhor aprendizado.

A atividade proposta está voltada principalmente para o estudo da salinidade dos oceanos e mares, dessa forma, nada melhor que trabalhar algo que faz parte do cotidiano dos alunos: como é extraído o sal?


A partir dessa pergunta pode-se elaborar uma experiência, a qual cabe a participação de todos os alunos. Antes de iniciar a pesquisa é indispensável que o professor explique que o sal é obtido por meio da evaporação. Para a execução do experimento, é necessário:

• 1 litro de água.
• 30 gramas de sal.
• Uma vasilha rasa.

Procedimentos: coloque a água na vasilha, acrescente o sal e mexa bem, logo após, exponha o utensílio ao sol, pois a luz solar e o vento favorecerão o processo de evaporação. Através desse processo, o sal permanece no fundo do recipiente e a água se evapora.

Por meio desse experimento o aluno tem acesso a uma atividade econômica que é desenvolvida pelo homem, usufruindo dos recursos oriundos dos oceanos e mares. Após o término, é bom ressaltar a utilização do sal pela humanidade, tendo em vista que esse recurso natural tem uso difundido na alimentação humana e animal. Além de ser agregado na produção de cloro, soda cáustica, ácido clorídrico, vidro, alumínio, plástico, têxteis, borracha, celulose, dentre outros.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Versão Desktop