Experimento do leite psicodélico

Estratégias de ensino-aprendizagem

Coloque leite no prato, pingue os corantes e depois algumas gotas de detergente; o resultado será que as cores vão se mover, gerando um leite psicodélico.

Imagem de leite com corante depois da adição de detergente

O experimento a seguir é muito interessante para se realizar em sala de aula para explicar os conteúdos de polaridade, solubilidade e como os detergentes agem para remover a gordura. Além de serem necessários apenas materiais simples, que podem ser encontrados em praticamente todas as cozinhas, o efeito visualizado nesse experimento é muito bonito e chama a atenção dos alunos, tornando a aula de química muito interessante.

Materiais:

  • Um prato;
  • Leite;
  • Corantes alimentícios;
  • Detergente líquido para lavar louças.
Materiais necessários para o experimento do leite psicodélico

Procedimento experimental:

1. Coloque o leite no prato;

2. Adicione gotas dos corantes alimentícios de diferentes cores no leite;

Etapa de experimento de leite com corantes

3. Pingue 1 gota de detergente líquido no meio do leite e observe o efeito resultante.

Experimento com leite, corantes e detergente

Continue pingando o detergente em diferentes partes do leite. Essa parte também pode ser feita molhando um palito de dente no detergente e tocando em diferentes pontos da superfície do leite.

Resultados e discussões:

O efeito visto ocorre porque o detergente dissolve (emulsifica) a mistura de leite e corante. O leite é uma mistura de várias substâncias, principalmente água e gordura. No entanto, o leite que compramos para consumir é homogeneizado, o que significa que por meio de processos industriais a gordura do leite passa por um furo muito pequeno que quebra os glóbulos de gordura, tornando-os minúsculos e fazendo com que fiquem em suspensão no leite.

Assim, os corantes não se misturam no leite por causa de sua gordura. Mas o detergente é um agente tensoativo, que é capaz de quebrar essa tensão superficial que impede o corante de se dissolver no leite.

Essa ação do detergente pode ser entendida no processo de retirada da gordura das louças. O detergente é constituído por moléculas com longas cadeias carbônicas apolares e uma extremidade polar.

Visto que possui uma parte apolar e uma polar, o detergente é capaz de interagir tanto com a gordura como com a água. A extremidade polar interage com a água e a cadeia longa apolar interage com a gordura, formando pequenos glóbulos, chamados de micelas.

Nas micelas, a parte apolar fica voltada para a parte interna do glóbulo em contanto com a gordura, e a parte polar fica voltada para a parte exterior, em contato com a água. Dessa forma, quando se “arrastam” as micelas de detergente, removem-se também a gordura junto, pois ela estará aprisionada na região central da micela.

Um fenômeno similar ocorre com o leite e o corante, sendo que o detergente quebra a tensão e eles começam a se misturar loucamente.

Para visualiza melhor como isso ocorre, veja o vídeo: “Faça leite psicodélico com corante e detergente”.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Artigos Relacionados

Diminuindo a tensão superficial da água

Como detergentes agem sobre a água?

Estudo do leite de soja

Aprenda a comparar a composição dos leites.

Forças intermoleculares e solubilidade

Experimento que permite testar qual substância é polar e apolar.

Leite derramado

Como a tensão superficial interfere na ebulição de líquidos?

Polaridade de combustíveis

Aula experimental sobre o caráter apolar da gasolina.

Polaridade de detergentes

Teste simples que permite verificar interações entre substâncias.

Produção de Condicionador com Extrato Glicólico de Proteínas do Leite

Aprenda a transformar o seu condicionador comum de uso diário em um condicionador de baixo custo com proteínas do leite.

Versão Desktop