Experimento para explicar por que o céu é azul

Estratégias de ensino-aprendizagem

Uma sugestão para despertar o interesse dos alunos para as aulas de Óptica é realizar um experimento para explicar por que o céu é azul e ensinar o espalhamento da luz.

Entender por que o céu é azul é uma curiosidade comum

As aulas de Física podem chamar muito mais atenção se abordarem assuntos que despertem o interesse dos alunos. Como a Física é uma ciência experimental, nada melhor do que utilizar experimentos para explicar os fenômenos naturais. Sendo assim, uma sugestão para ensinar o fenômeno do espalhamento da luz é realizar uma experiência que pode ajudar o professor de Física a explicar uma curiosidade muito comum: por que o céu é azul?

Muitos acreditam que essa cor é originada pelo reflexo da água do mar na atmosfera terrestre, porém, a explicação é outra: a cor do céu é resultado de um fenômeno físico denominado espalhamento da luz, que ocorre quando a luz branca do sol atinge os átomos da atmosfera e espalha-se em várias direções.

O experimento consiste em criar um ambiente semelhante à atmosfera terrestre, ou seja, com partículas em suspensão imersas em um fluido. Em seguida, deve-se projetar uma luz branca, semelhante à luz do Sol, nesse meio e observar o que acontece.

Para isso, são necessários os seguintes materiais:

  • Um projetor de slides;

  • Caixa de plástico transparente ou um aquário;

  • Uma cartolina.

Procedimentos

Primeiramente coloque uma cartolina na frente da lâmpada do projetor e faça um furo pequeno, de forma que passe apenas um feixe de luz bem estreito por ele. Em seguida, para demonstrar o espalhamento da luz branca, o projetor deve ser colocado em frente ao aquário, que deve estar cheio de água. Misture leite em pó na água e coloque uma cartolina na parede onde será projetada a imagem para servir como plano de fundo. Agora é só ligar o projetor e observar as cores que serão projetadas na cartolina.

Discussão

No meio da tela, será possível observar que a luz projetada é avermelhada, porém, pela lateral do aquário, ela é azulada. Isso acontece porque a luz vermelha propaga-se em linha reta, ou seja, é apenas transmitida, já a luz azul sofre desvio e, por isso, fica na lateral. Assim, a luz azul é muito mais desviada da sua direção original do que a vermelha ou a laranja.

O que causa o desvio da luz azul são as partículas de leite na água. O mesmo acontece na atmosfera: a luz do sol também é espalhada por partículas de pó suspensas no ar. Esse espalhamento é maior para a luz azul do que para qualquer outra, por isso somente ela é percebida.

Para finalizar a aula, explique por que vemos o céu vermelho no fim da tarde. Esse fenômeno acontece porque, ao fim da tarde, o Sol passa a iluminar a Terra com um ângulo mais oblíquo, e a luz atravessa a atmosfera por uma distância maior e percorre um caminho maior para chegar até nós. A luz azul é dispersa quase integralmente, por essa razão quase nenhuma luz azul chega até nós, o que faz com que vejamos apenas os tons vermelhos que têm comprimento de onda maior e espalham-se menos. Outro fator que influencia é a poluição, pois, quanto mais houver partículas em suspensão na atmosfera, mais a luz azul será espalhada e mais intenso será o vermelho observado no fim da tarde.


Por Mariane Mendes
Graduada em Física

Artigos Relacionados

A curva da luz

Veja aqui uma atividade experimental simples e de baixo custo que permite verificar o princípio da propagação retilínea da luz, bem como explicar o fenômeno da miragem.

Espectrômetro

O espectrômetro é um aparelho que serve para observar e medir as cores presentes em um feixe de luz. Veja aqui como construir um espectrômetro de baixo custo.

Fonte retilínea de luz

Veja aqui uma atividade experimental prática de óptica geométrica, que envolve os conceitos de fonte de luz retilínea.

Versão Desktop