Experimento de tonoscopia em sala de aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

Este experimento de tonoscopia pode ser realizado em sala de aula para retratar que de fato a pressão de vapor de um solvente diminui com o acréscimo de um soluto não volátil.

A tonoscopia estuda a diminuição da pressão de vapor do solvente (como a água) quando se adiciona a ele um soluto não volátil (como o açúcar)

Professor, você pode usar o experimento de tonoscopia que será mostrado a seguir para demonstrar na prática para os seus alunos que realmente a pressão de vapor de um solvente diminui quando se acrescenta a ele um soluto não volátil. Utilizaremos aqui como soluto não volátil o açúcar (sacarose - C12H22O11).

Os materiais são de fácil obtenção, podendo ser encontrados em qualquer cozinha. Além disso, não é necessário um laboratório de ciências para a realização dessa aula prática. Você pode realizar esse experimento de tonoscopia em sala de aula mesmo.

Materiais e reagentes:

- água;

- açúcar;

- dois copos;

- dois pratos retos e transparentes (se preferir, pode substituir por duas redomas de vidro ou de plástico transparente, como uma queijeira);

- Colher (de sopa);

- Caneta hidrográfica (pode usar também uma etiqueta ou uma fita crepe e caneta normal).

Procedimento experimental:

1- Coloque água em ¾ dos dois copos;

2- Acrescente três colheres de açúcar em um dos copos com água e misture bem até que todo o açúcar se dissolva;

3- Use a caneta hidrográfica para identificar o copo que possui somente água e o copo que possui a mistura de água e açúcar. Além disso, faça um sinal na altura em que a água está nos dois copos;

4- Tampe os dois copos usando os pratos transparentes;

5- Deixe em repouso por algum tempo e observe o que ocorre.

Resultados e discussão:

Os alunos observarão que, com o passar do tempo, o volume da solução formada por água e açúcar aumentará de volume, enquanto o volume da água pura diminuirá:

Resultado do experimento de tonoscopia

Isso ocorre porque, conforme explicado pela propriedade coligativa da tonoscopia, a pressão de vapor do solvente diminui quando se adiciona a ele um soluto não volátil. As soluções tendem a um equilíbrio que é atingido quando as pressões de vapor do líquido puro igualam-se às pressões de vapor da solução.

Assim, quando adicionamos o açúcar à água, a pressão de vapor diminui, pois as partículas desse soluto “bloqueiam” ou “atrapalham” o escape das moléculas de água do sistema, diminuindo o número de moléculas que evaporam em um determinado intervalo de tempo. Visto que o vapor diminui, a parte líquida aumenta. Já a água pura passa para o estado de vapor normalmente e, com isso, o volume do líquido diminui.

Observe na tabela a seguir como o aumento do número de partículas de sacarose dissolvidas em uma mesma quantidade de água diminui proporcionalmente à pressão de vapor desse solvente:

Pressão de vapor com adição de sacarose na água

 


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Artigos Relacionados

Ebulioscopia na cozinha

Procedimento caseiro que explica uma propriedade coligativa dos líquidos.

Experimento de Crioscopia

Veja um experimento simples e barato para demonstrar para os alunos como ocorre a propriedade coligativa da crioscopia.

Osmose em fraldas descartáveis

Osmose e propriedade absorvente.

Osmose na cenoura - Atividade Experimental

Como funciona o processo de absorção de água realizado pelas plantas.

Osmose no chuchu

Veja um experimento bem simples que pode ser realizado com os alunos para que eles visualizem e compreendam melhor o fenômeno da osmose.

Osmose no ovo - Atividade experimental

Demonstração da osmose pelo experimento natural.

Versão Desktop