Força elétrica

Estratégias de ensino-aprendizagem

Quando estudamos os conceitos de cargas elétricas, vimos que as cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e as cargas de sinais diferentes se atraem. Se considerarmos duas cargas elétricas puntiformes separadas por uma distância qualquer, perceberemos uma interação entre as cargas. Essa interação é resultado das forças elétricas que se manifestam nessas cargas de ação mútua, ou seja, elas obedecem ao Princípio da Ação e Reação, tendo a mesma intensidade, a mesma direção e sentidos opostos.

O objetivo do experimento é mostrar como dois corpos carregados com cargas elétricas iguais se repelem mutuamente. O experimento é de baixo custo podendo ser realizado por todos os alunos da sala de aula.

Material utilizado

Três bolinhas de isopor pequena
Papel alumínio
Linha e agulha de costura
Fita adesiva
Varinha de madeira
Régua de plástico
Tecido de lã ou papel-manteiga

Montagem do experimento

Com o auxílio da agulha de costura, faça furos nas três bolinhas de isopor e prenda nelas um pedaço de linha de 30 cm de comprimento. Use um pedaço de fita adesiva na parte de baixo. Em seguida forre as bolinhas de isopor com o papel alumínio: corte dois círculos com diâmetro 3,5 vezes maior do que o diâmetro das bolas – com isso, você conseguirá cobri-las completamente. A cobertura é importante, pois o papel alumínio é condutor, e assim teremos uma superfície esférica condutora na qual as cargas se distribuirão uniformemente.

Experimento

Bola de isopor pendurada na varinha de madeira

Incialmente, pendure uma das bolinhas na varinha de madeira, como mostra a figura acima, a uma distância de 20 cm de comprimento entre o centro da bolinha e a varinha. É importante que a bolinha não toque em nenhuma superfície e fique livre para se movimentar.

Lave bem e seque a régua de plástico. Tente segurar a régua sempre na mesma extremidade, para evitar que a oleosidade das mãos fique na outra ponta da régua. Usando um pano de lã, ou o papel-manteiga, esfregue vigorosamente a régua. Isto vai carregá-la com cargas negativas ou positivas, dependendo do tipo de material usado para esfregar.

Aproxime a régua da bolinha, sem tocá-la e observe se esta se movimentou. Por quê? Carregue novamente a régua, e encoste-a na bolinha. Isso vai fazer com que a bolinha fique carregada com a mesma carga da régua. Não toque na bolinha com as mãos. Novamente carregue a régua e aproxime-a da bolinha carregada. O que acontece? Note que tanto a régua, quanto a bolinha, têm as cargas de mesmo sinal. O que isso mostra?

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Versão Desktop