Formato das gotas de chuva

Estratégias de ensino-aprendizagem

Qual a forma das gotas de chuva?

A imagem acima traz diferentes formatos para uma gota d’água. Qual das duas você acha que representa uma pequena gota de chuva enquanto ela está caindo? A da esquerda ou da direita?

Desde crianças, somos levados a imaginar a chuva caindo em forma de gotas esticadas e talvez por isso se familiarize com o formato da esquerda. Pois saiba que as menores gotas de chuva, com cerca de 1 mm de raio, são completamente esféricas. Vamos fazer um teste?

A presente prática diz respeito ao conteúdo “Tensão superficial”, através dela o professor poderá demonstrar em sala de aula a propriedade que as moléculas têm de interagirem fortemente umas com as outras.

Material

• Conta-gotas
• Água

Procedimento

Apanhe um pouco de água com o auxílio do conta-gotas e exerça uma leve pressão até que a gota saia. Se você deixar uma gota pendurada na saída do conta-gotas, ela terá o formato da figura à esquerda (alongado). Ao se soltar, no entanto, a gota toma a forma esférica.

Explicação química

A interação entre as moléculas de água são muito fortes, portanto, o arranjo mais estável ocorre quando elas estão rodeadas por outras moléculas de água, o que acontece no interior da gota. A água tende a oferecer a menor superfície possível ao ar, deste modo, o maior número de moléculas vai estar comprimido na parte central da gota, conferindo um formato esférico. Esta propriedade que os líquidos têm é denominada de Tensão superficial.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola   

Artigos Relacionados

Água no ponto de vista químico

Experimento que permite demonstrar os aspectos químicos da molécula H2O.

Versão Desktop