Giz no álcool

Estratégias de ensino-aprendizagem

A experiência de colocar o giz no álcool marcado com caneta hidrográfica é um exemplo de cromatografia que pode ser feita facilmente em sala de aula.

O experimento de giz no álcool é um exemplo de cromatografia por adsorção

O experimento a seguir pode ser realizado em sala de modo bem fácil, pois além de ser um procedimento simples, os materiais são de baixo custo e fáceis de serem encontrados. O objetivo dessa aula é principalmente mostrar para os alunos como ocorre a cromatografia ou análise cromatográfica, que é uma técnica físico-química de separação de misturas.

Ela baseia-se na migração diferencial dos componentes da mistura, que ocorre sobre uma fase fixa que é denominada de fase estacionária. Os diferentes componentes da mistura constituem a fase móvel e eles são imiscíveis com a fase estacionária. Em virtude dos diferentes tipos de interações que a fase móvel estabelece com a fase estacionária, na presença de uma substância eluente (solvente fluido, que pode ser líquido ou gasoso), os componentes da mistura migram com velocidades diferentes e são separados.

A cromatografia pode ser classificada de acordo com vários critérios. Por exemplo, de acordo com o modo de separação, podemos ter: por adsorção, por partição, por troca iônica e por afinidade.

A que iremos realizar aqui é a cromatografia por adsorção.

Materiais e Reagentes:

  • Álcool etílico;
  • Giz branco;
  • Canetas hidrográficas coloridas;
  • Copo ou béquer;
  • Uma tampa de vidro, que pode ser uma placa de Petri ou um vidro-relógio.

Procedimento experimental:

  1. Faça uma listra em todo o contorno do giz branco, usando uma das canetas hidrográficas da cor que você desejar, a cerca de 1,5 cm da base:

  1. Adicione 1,0 cm de álcool no copo;
  2. Coloque o giz de modo vertical dentro do copo com álcool, com a marca feita para baixo, sem deixar o álcool tocar na listra feita e feche com a tampa de vidro:

4. Depois de algum tempo, observe o que ocorreu. Se desejar, repita esse experimento com canetas hidrográficas de outras cores.

Resultados e Discussão:

A fase estacionária foi o giz (sulfato de cálcio – CaSO4) e a fase móvel foi o álcool (etanol- H3C-CH2-OH), por isso essa é uma cromatografia do tipo líquido-sólido. Além disso, conforme mencionado na introdução, essa é uma cromatografia por adsorção, porque à medida que o eluente é adsorvido, pode se observar a separação da cor inicial nas cores que a compõem, que ficam dispostas em faixas circulares na barra de giz.

Por exemplo, se for usada a cor verde, veremos a separação de duas faixas, uma azul e outra amarela. A cor preta dá origem ao azul e ao roxo, e a cor azul escura dá origem ao azul claro e roxo.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Artigos Relacionados

Cromatografia

Veja aqui como o professor pode trabalhar a cromatografia em sala de aula.

Cromatografia em sala de aula

Aprenda a demonstrar de maneira fácil a análise cromatográfica.

Experimento de Cromatografia em Papel

Este experimento consiste em colocar uma tira de papel de um coador de café, contendo pingos de tintas de caneta em um copo com água e observar como funciona a Cromatografia em papel.

Versão Desktop