História

Estratégias de ensino-aprendizagem

Investigação e crítica: ferramentas essenciais para apresentar a História aos alunos.

A criança inicia seus primeiros anos de vida escolar, se alfabetiza e já na primeira fase do ensino fundamental começa a debater os primeiros temas de natureza histórica. Mesmo com a pouca idade, inicia o debate com um conceito um pouco distante: o passado. Isso não quer dizer que as experiências já vividas não fazem parte do seu cotidiano, pois desde muito cedo acumula suas primeiras lembranças pessoais e familiares.

No entanto, conforme boa parte desse público reclama, falar sobre um tempo em que “a gente nem era nascido” causa certa estranheza ao aluno. O tão indispensável exemplo concreto, fundamental para as primeiras etapas da educação, parece não ter aplicação para os assuntos de natureza histórica. Essa visão chega a ser partilhada com o próprio educador que, muitas vezes, ainda faz parte de uma geração que aprendeu que a História é a matéria onde decoramos datas e guardamos os grandes feitos das grandes personagens do passado.

Até aqui tudo parece vazio, a História vira sinônimo de “decoreba”, uma verdadeira disciplina de enciclopédia. No entanto, pais e educadores às vezes não têm contato com outras perspectivas que tragam resposta aos problemas expostos. No fim, não conseguem uma resposta convincente para justificar para a criança qual a “real” importância de se estudar o passado. Quando muito, apelam para os argumentos de natureza nacionalista ou futurologista. O primeiro evoca a importância de sabermos a História do nosso país, e o segundo repete o velho bordão: “Devemos conhecer o passado, para entendermos o presente e melhorarmos o futuro.”.

Pensando uma segunda vez, sabemos que nenhuma dessas desculpas funciona. As crianças não pensam cotidianamente sobre o contexto histórico do país e, muito menos desconfiam de como algo antigo pode resolver os problemas de um tempo futuro que não lhe desperta a mínima preocupação. Por isso, devemos subordinar o ensino de História às crianças e não o contrário. A História deve estar relacionada com as coisas do presente, ao cotidiano que tanto interessa ao aluno. Dessa forma, devemos mostrar para o aluno como a História se faz presente aqui e agora.

Ao falarmos das culturas que nos cercam, das expressões usadas cotidianamente ou sobre os mínimos hábitos familiares podemos sentir o sabor do passado. As esferas mais próximas do mundo da criança devem sem privilegiadas como fontes ricas de conhecimento. A construção de uma árvore genealógica, o contato com imagens dos antepassados, a origem de determinados nomes e expressões contemporâneas são fontes que atraem o olhar infantil aos objetos históricos.

Em parceria com esse trabalho de investigação do seu próprio passado, o aluno deve ser desde sempre estimulado à crítica do mesmo. O passado não lhe dirá nada caso o seu novo aprendiz não seja motivado a questionar sobre o mesmo. Por isso, a opinião e a produção de textos autorais são chaves fundamentais na elaboração de um aprendizado mais estimulante. São muitas as formas e propostas para tal empreendimento, por isso, estejamos atentos às formas que o passado pode ser apresentado ao dia-a-dia dos novos historiadores.

 

Por Rainer Sousa
Graduado em História

A legitimação do poder durante a Ditadura Militar

Sugestão para se estudar outros aspectos vividos na Ditadura Militar.

A arte nazista

As influências do ideário nazista no campo das artes.

A aula-oficina: um novo modo de ensinar história

Conheça uma proposta interessada em romper com os modelos tradicionais de ensino de História – aula-oficina.

A Bomba de Hiroshima

O lançamento da bomba de Hiroshima acelerou o processo de rendição do exército japonês, que resistia às ofensivas norte-americanas.

A chegada da Família Real e o Brasil do século XIX

Explore novos aspectos no ensino da chegada da Família Real Portuguesa.

A consciência histórica tradicional

Saiba como a consciência histórica tradicional faz com que experiências estabelecidas no passado sejam validadas no presente.

A Copa do Mundo como ferramenta para o ensino de História

Clique neste link do Canal do Educador do Brasil Escola e tenha acesso a uma sugestão de aula sobre o ensino de história com base na Copa do Mundo. Ao longo deste texto serão abordadas diferentes edições da Copa do Mundo e como podem ser exploradas em sala de aula no ensino de História.

A crise do milagre econômico e o movimento operário

Exponha as características do milagre econômico por meio de um manifesto de trabalhadores.

A crise do socialismo chinês

Discuta esse período histórico realizando um bom trabalho em sala.

A cultura espartana e o filme “300”

Utilize a obra de Zack Snyder para identificar alguns princípios da cultura espartana.

A cultura popular na Idade Média

Cultura Popular na Idade Média, Idade Média, Idade das Trevas, livros didáticos, Mikhail Bakhtin, A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento – O contexto de François Rabelais, Combate entre o carnaval e a quaresma, Peter Brueghel, festa do tolo, festa do asno.

A descolonização da África

A decadência da Europa depois da Segunda Guerra Mundial contribuiu para o processo de descolonização da África.

A dinâmica do lençol e o ensino de História Medieval

Como podemos ampliar nossa visão a fim de enxergarmos os fatos com mais clareza.

A ditadura e os EUA

Exponha o interesse dos EUA na Ditadura Militar através de documentos.

A ditadura militar e o movimento operário brasileiro

Debata sobre o fim da ditadura militar com uma canção de Chico Buarque.

A economia na República da Espada

Um estudo sobre o encilhamento pela obra de Machado de Assis.

A estética cinematográfica e os gladiadores romanos

Como os gladiadores romanos são representados na obra de Ridley Scott?

A expansão do capitalismo europeu

A expansão do capitalismo europeu ocorreu na segunda metade do século XIX.

A formação do povo brasileiro

Um tema de suma importância para ser discutido em sala de aula.

A Guerra de Secessão e os EUA no século XIX

As interpretações sobre o conflito que transformou o destino político dos EUA.

A Guerra Fria e a Aliança para o Progresso

Discuta as relações entre EUA e as nações latino-americanas por meio de uma instigante tirinha.

A História como uma ciência do presente

A compreensão do passado como instrumento na relação do homem com o presente.

A História pelos discos

Como utilizar capas de disco para discutir um período histórico.

A imagem dos nativos e a conquista da América Espanhola

Uma questão interessante para se renovar a visão sobre os nativos americanos.

A imigração no século XIX e a questão racial

A chegada dos estrangeiros ao Brasil à luz das teorias raciais do século XIX.

A Independência dos EUA e a Revolução Francesa

Aponte documentalmente as semelhanças entre essas duas experiências históricas.

A instalação da República no Brasil

Discuta o problema da exclusão política nas primeiras décadas da República.

A mineração e o Brasil Colônia

O impacto da exploração da minas durante o período colonial.

A modernização urbana do Rio de Janeiro

Avalie as diferentes interpretações sobre um mesmo fato da República Velha.

A música Índios de Renato Russo e a conquista do Novo Mundo

Reflexões sobre a conquista do Novo Mundo através da música Índios, de Renato Russo.

A natureza excludente da República

Discuta em sala sobre as características do regime republicano em seus primeiros anos.

A origem social da ideologia nazista

Reflita em sala de aula sobre os grupos sociais atingidos pelo nazismo.

A pintura renascentista e medieval

A análise do renascimento por meio de diferentes obras.

A posse e o uso da terra em tempos coloniais

Exponha o processo de colonização de uma forma inusitada.

A Primeira Guerra e a questão do nacionalismo

Questione com os alunos a questão do nacionalismo debatendo situações vividas na Primeira Guerra Mundial.

A prisão de Guantánamo

Estão presos, na prisão de Guantánamo, vários prisioneiros de guerra, como os do Afeganistão.

A proclamação da República

Utilize documentos distintos para analisar o processo de proclamação da República.

A questão da terra no Brasil

Discuta a questão agrária brasileira com uma charge de Angeli.

A questão nuclear no Irã

Um tema atual que revela a importância de se entender e avaliar o passado.

A relação do Homem com a Natureza

Discuta as diferentes formas de relação historicamente empreendidas entre o Homem e a Natureza.

A relação entre os cristãos e os muçulmanos

É correto reduzir o contato entre esses povos através da simples rivalidade?

A relação entre senhores e escravos

Debata sobre a condição dos escravos com dois relatos históricos distintos.

A religião e a atividade burguesa

O lugar da burguesia em dois discursos do século XIII e XVI.

A representação da burguesia

As diferentes críticas de uma “mesma” classe ao longo do tempo.

A representação da população de Canudos

Trabalhe em sala documentos que mostram como os habitantes de Canudos eram representados na República Velha.

A representação dos imperadores brasileiros

Representação do Imperador, Dom Pedro I, Dom Pedro II, regime monárquico, trabalho com imagens, regime republicano, trabalho com imagens, proclamação da República, História das Imagens.

A repressão no período regencial

Os conflitos que tomaram a regência e que abrem discussão para temas atuais.

A resistência inglesa na Segunda Guerra Mundial

Discuta a resistência dos britânicos na Segunda Guerra por meio de uma canção.

A Revolução Francesa aos olhos de Eugène Delacroix

A Revolução Francesa discutida através de uma de suas obras emblemáticas.

A Revolução Industrial retratada no filme “O Germinal”

A condição de trabalho desumana do operariado foi uma das consequências da Revolução Industrial retratadas no filme O Germinal.

A Roma Antiga pela linguagem cotidiana

Desvende termos cotidianos para mostrar a influência dos povos antigos em nossa vida.

A romantização da Lei Áurea

Aponte os limites da Lei Áurea e a questão do racismo no Brasil.

A seca e os retirantes nordestinos

A realidade próxima e a literatura debatendo uma questão nacional.

A servidão no feudalismo

Uma questão medieval a ser debatida em sala.

A tragédia de Santa Catarina: suas questões e problemas

Debata por meio de reportagens e entrevistas pontos interessantes da tragédia de Santa Catarina.

A trajetória dos índios e a “Canção do Tamoio”

Questione a representação do índio feita nessa famosa obra da literatura brasileira.

A usura, a burguesia e o purgatório

Tema para uma interessante aula sobre os tempos medievais.

A Utopia de Morus e o mundo moderno

Saiba como a “Utopia” de Morus gera discussões ligadas ao Direito e à educação.

A visão do Outro

Demonstre como o contato entre culturas se tece ao longo da História.

AIB, ANL e a questão nacional

Um ponto comum em dois movimentos conhecidos pela oposição.

Alfredo Stroni e a República Velha

A arte combativa de um artista que pensou o cenário político de sua época.

Analisando as relações de susserania e vassalagem

Mostre aos alunos os rituais que envolviam uma cerimônia medieval de homenagem.

Analisando os discursos de Vargas

A mudança de discurso estabelecida por Getúlio Vargas ao longo de sua carreira política.

Análise da militarização em Stanley Kubrick

Através de dois filmes de Stanley Kubrick é possível analisar a militarização e suas consequências.

Arte de Mestre Didi e a cultura africana

Nesta estratégia de ensino é proposto um trabalho interdisciplinar das tradições culturais africanas baseadas na obra de Mestre Didi.

Arte e História através da Pop Art

Veja uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir da Pop Art, clicando aqui!

As artes, o Brasil e a década de 1960

Um debate sobre as manifestações que marcaram toda uma geração.

As conquistas militares de Alexandre, O Grande

Discuta em sala os interesses contidos nas conquistas de Alexandre, O Grande.

As continuidades da Idade Média

A literatura como meio de reconhecimento da influência da Idade Média nos tempos atuais.

As contradições da expansão marítima

Demonstre as idéias que se engendravam em torno do processo de expansão marítima dos séculos XV e XVI.

As contradições entre o livro e a História

Como agir quando o livro didático destoa das novas perspectivas do conhecimento histórico.

As diferentes cidadanias

Aponte como a cidadania e o direito ao voto mudam ao longo do tempo.

As disputas territoriais e as grandes navegações

Debata a rivalidade das nações europeias durante a expansão marítima.

As ditaduras latino-americanas

Organize um trabalho analisando comparativamente as ditaduras da América Latina.

As diversas faces do carnaval

Trabalhe comparativamente com relatos das festas carnavalescas do século XIX.

As doenças, os missionários e a conversão dos indígenas

Fale sobre como os jesuítas utilizavam a doença como instrumento de conversão.

As guerras e a compreensão do tempo

Guerras, conflitos, compreensão do tempo, Teoria da História, conflitos armados, escatologia, formação dos Estados-nacionais, Monarquias Nacionais, História da Europa, História Militar.

As hierarquias raciais

Debata sobre as diferentes concepções que tentaram explicar a distinção entre as raças.

As histórias da cidade

Crie um projeto valorizando a historicidade do lugar em que os alunos vivem.

As imagens da Revolução Constitucionalista de 1932

Utilizando a História da Arte para compreender as idéias de uma revolução.

As motivações da Confederação do Equador

Fale sobre o jogo político do Primeiro Reinado por meio de documentos.

As motivações da Revolução Farroupilha

Um documento que expõe a natureza do levante sulista.

As mudanças e permanências da Renascença

Aponte as nuances do Renascimento pela famosa obra de Michelangelo.

As origens do Natal

Discorra sobre a natureza histórica do cristianismo por meio desta data.

As perspectivas históricas em sala de aula

Como mostrar aos alunos que a História consiste em uma reconstrução parcial do passado.

As possibilidades de trabalho com o filme “A onda” em sala de aula

Saiba mais sobre como o filme “A onda” pode ser utilizado para discutir a experiência totalitária nas aulas de História.

As relações de trabalho na economia cafeeira

Debata sobre a exploração da mão de obra no contexto da economia cafeeira.

As relações entre Brasil e Paraguai

As mudanças históricas nas relações políticas entre Brasil e Paraguai.

Aula de História sobre Futebol

Veja como elaborar uma aula de História sobre futebol. A relação entre a História e o futebol pode ser um interessante item de compreensão da idade contemporânea e possui grande potencial didático. Professor, veja como elaborar sua aula sobre o assunto e inove em suas práticas de ensino!

Aula sobre a Batalha de Grânico

Veja neste texto uma dica de aula sobre a Batalha de Grânico, travada no século IV a.C. e que teve como grande personagem Alexandre, o Grande.

Aula sobre a construção histórica da imagem de Tiradentes

Clique e veja esta dica de aula sobre Tiradentes e a construção histórica de sua imagem como herói e mártir da República Brasileira.

Aula sobre a experiência do terror no nazismo

Confira algumas sugestões de aula sobre a experiência do terror no nazismo para poder preparar algo mais instigante para os alunos.

Aula sobre a Guerra da Bósnia a partir de canções de guerra

Clique e veja uma dica de aula sobre a Guerra da Bósnia a partir das canções de guerra produzidas durante o conflito.

Aula sobre a guerra do Vietnã a partir do filme “Apocalypse Now”

Confira uma sugestão de aula sobre a guerra do Vietnã a partir do filme “Apocalypse Now”, de F. Coppola.

Aula sobre a História das Olimpíadas

Veja dicas de aula sobre a história das Olimpíadas e acrescente ao seu programa de conteúdos alguns temas relacionados com os jogos olímpicos.

Aula sobre a História do Dinheiro

Confira algumas dicas para uma aula sobre a História do Dinheiro e prepare tópicos de abordagem de contextos históricos a partir disso.

Aula sobre a primeira guerra árabe-israelense

Professor, veja esta dica de aula sobre a primeira guerra árabe-israelense e procure traçar novas abordagens sobre esse tema em sala.

Aula sobre Estado Islâmico e a origem histórica do terrorismo islâmico

Clique e veja nossa proposta de aula sobre o surgimento do Estado Islâmico e a origem histórica do terrorismo islâmico

Aula sobre historiografia brasileira no Ensino Médio

Veja uma dica para uma aula sobre Historiografia Brasileira no Ensino Médio a partir de trechos de clássicos sobre esse tema.

Aula sobre o Barão do Rio Branco

Veja nossa sugestão de aula sobre o Barão do Rio Branco para trabalhar de forma diferente o conteúdo de República Velha com seus alunos do Ensino Médio!

Aula sobre o Descobrimento da América a partir do filme “1492”

Veja uma dica de aula sobre o Descobrimento da América a partir do filme “1492”, de Ridley Scott, produzido em 1992.

Aula sobre o genocídio dos armênios

Confira uma sugestão de aula sobre o genocídio dos armênios para ser ministrada para o Ensino Médio, no contexto dos conteúdos da Primeira Guerra Mundial.

Aula sobre o Golpe da Maioridade

Confira nossa dica de aula sobre o Golpe da Maioridade e pense em como elaborar uma aula sobre a política imperial brasileira que leve em conta o perfil dos envolvidos nela!

Aula sobre o Holocausto: Martírio de Edith Stein em Auschwitz

Saiba como o martírio de Edith Stein em Auschwitz pode servir de ponto de partida para uma aula sobre o holocausto dos judeus pelos nazistas.

Aula sobre o impeachment de Fernando Collor

Veja algumas dicas de aula sobre o impeachment de Fernando Collor, bem como a bibliografia a respeito, que podem possibilitar melhor praticidade no ensino desse tema.

Aula sobre o nascimento da cirurgia moderna

Confira uma proposta de aula sobre o nascimento da cirurgia moderna e prepare uma exposição interessante do conteúdo da era moderna para os seus alunos.

Aula sobre os 50 anos do golpe militar

Em 2014, completa-se 50 anos do golpe militar. Que tal conhecer uma aula-debate sobre o tema? Clique aqui e saiba mais!

Aula sobre os jogos olímpicos na Grécia Antiga

Confira uma sugestão de aula sobre os jogos olímpicos na Grécia Antiga para lecionar esse conteúdo no Ensino Fundamental!

Bandeirantes: desbravadores nada heróicos

Analise as maneiras como a ação dos bandeirantes foi historicamente interpretada.

Batalha dos Guararapes e identidade nacional

Conheça uma proposta de trabalho que trata da identidade nacional brasileira a partir da Batalha dos Guararapes.

Bombardeio de Hiroshima a partir do quadrinho Gen Pés Descalços

Clique e confira uma proposta de ensino do bombardeio atômico sobre Hiroshima e Nagasaki a partir do quadrinho Gen Pés Descalços.

Cana-de-açúcar: da mesa para o tanque

Um tema para uma aula de História relacionando passado e presente.

Canção de protesto no Brasil

Música de Protesto, Ditadura Militar, Centro de Cultura Popular, União Nacional dos Estudantes, Carlos Lyra, Edu Lobo, Canção do Subdesenvolvido, Ponteio, censura, repressão militar.

Canto Gregoriano e cultura medieval

Veja as principais características do Canto Gregoriano e como ele pode ser utilizado para auxiliar no conhecimento da cultura medieval.

Cantos de Trabalho e a cultura nacional

Conheça uma proposta de aula que utiliza Cantos de Trabalho para abordar o folclore nacional.

Causas da Revolução Russa na pintura de Serov

As causas da Revolução Russa representadas na pintura de Valentin Alexandrovich Serov.

Charge e História em sala de aula

Clique aqui e conheça uma proposta de pesquisa histórica relacionando charge e história.

Cinco sugestões de filmes para o ensino da Segunda Guerra Mundial

Conheça cinco sugestões de filmes que podem ser utilizados em sala para o ensino dos assuntos relacionados com a Segunda Guerra Mundial.

Cinema e História

Como aliar o uso do cinema com as investigações históricas em sala de aula.

Colombo e a expansão marítima

As motivações de Colombo para sua viagem. Discuta a questão em sala de aula!

Como compor uma sala temática de História?

Veja aqui uma proposta pedagógica de formação de uma sala temática de História, que visa proporcionar uma aprendizagem significativa para os alunos.

Comparando as abolições

A diferença entre as experiências brasileira e estadunidense.

Comparando as cidades

Analise as transformações que marcaram a formação dos centros urbanos no Brasil.

Comparando as religiões da Antiguidade Oriental

Discuta o contato entre as diferentes crenças da Antiguidade Oriental.

Compreendendo a mudança da sociedade feudal

O conceito de crise e as transformações do mundo feudal.

Comuna de Paris através de imagens

Conheça uma proposta de aula na qual a Comuna de Paris é apresentada através de imagens.

Comunismo x Nazismo

As diferenças presentes entre essas duas tendências políticas.

Conflito coreano e a ameaça nuclear

Com uma temática sobre o conflito coreano atual, nesta proposta de aula o professor poderá estimular os alunos a pesquisarem e debater sobre o assunto.

Consciência Histórica Crítica

Saiba como a consciência histórica crítica empreende a busca por novos valores e práticas que se afastem daquilo que se firmou no passado.

Consciência histórica exemplar

Saiba como a consciência histórica exemplar estrutura a existência de exemplos do passado para estabelecer regras de interpretação para o agora.

Consciência Histórica Genética

Saiba como a Consciência Histórica Genética lança a relação entre passado e presente a outro patamar de compreensão.

Construindo a história do bairro

Através da pesquisa sobre a história do bairro, o professor pode colocar o aluno em contato com o trabalho com fontes históricas.

Consumismo

Discutindo o consumismo ao logo do tempo.

Coronelismo e a liberdade política

Um contraponto da política brasileira no presente e no passado.

Cotidiano das mulheres negras no Brasil Colonial

Conheça uma proposta de aula sobre o cotidiano das mulheres negras no Brasil Colonial através de gravuras de Debret. Clique aqui e saiba mais!

Crise de 1929 x Crise de 2008

A comparação entre duas crises que atingiram o sistema capitalista.

Debatendo a economia contemporânea

Uma tirinha de Henfil para se debater a economia dos dias atuais.

Debatendo a importância da História

Explore os lugares que a História assume para demonstrar sua própria importância.

Debatendo o Pão e Circo

Questione em classe a afamada política alienadora do Império Romano.

Debatendo os ciclos econômicos

Desconstrua em sala o conceito de “ciclo econômico” na explicação do Brasil Colônia.

Democracia em sala de aula

A eleição de representante enquanto instrumento didático.

Democracia: da Antiguidade à Contemporaneidade

Discutindo com os alunos o conceito de democracia ao logo da História.

Dependência econômica: da América Latina ao Brasil

Contraponha as informações sobre o Brasil e a América Latina.

Desvendando a abertura dos portos brasileiros

Trabalhe com um relato que mostra as mudanças da economia brasileira no século XIX.

Desvendando o Código de Hamurábi

Uma atividade para se discutir as particularidades dessa antiga lei escrita.

Desvendando o império asteca

Faça um exercício comparativo em que os alunos possam ver a riqueza do povo asteca.

Dica de aula sobre a Guerra Civil Espanhola

Confira nossa dica de aula sobre a Guerra Civil Espanhola e veja como tornar essa abordagem de um tema complexo mais interessante.

Dica de aula sobre as representações literárias de Napoleão

Veja esta proposta de aula sobre as representações literárias de Napoleão e saiba como tratar de forma diferenciada a vida de Napoleão Bonaparte.

Dica de aula sobre história da tatuagem

Veja uma dica de aula sobre história da tatuagem para ser aplicada a alunos do Ensino Médio.

Dica de aula sobre o Faroeste

Nesta dica de aula sobre o Faroeste, são oferecidas sugestões de abordagens a respeito da história da expansão americana para o Oeste.

Dica de aula sobre Pré-história brasileira

Neste texto sugerimos uma aula sobre a Pré-história brasileira com enfoque no Parque Nacional da Serra da Capivara, um dos mais importantes do mundo.

Dica de filmes sobre a Primeira Guerra Mundial

Leia este texto que contém uma dica de filmes sobre a Primeira Guerra Mundial e prepare uma aula bem articulada sobre esse tema, partindo de obras cinematográficas.

Dicas de músicas para ensinar História

Clique neste link e tenha acesso a uma sugestão de aula sobre diferentes momentos da história do Brasil e sobre a história dos Estados Unidos. Veja algumas sugestões de músicas que abordam esses temas e como elas podem ser exploradas em sala de aula pelo professor.

Dicionário de História

Uma atividade enriquecedora durante as aulas de História.

Diferenciando território e nação

Um exemplo simples para desvendar esses dois importantes conceitos histórico-geográficos.

Discutindo a América Independente em sala

Debata o cenário político americano após o processo de independência.

Discutindo a figura de Calabar

Um debate sobre Calabar à luz da célebre peça de teatro da década de 1970.

Discutindo a figura do colonizador

Debata com os alunos como os portugueses compreendiam o mundo colonial.

Discutindo o Tratado de Versalhes

Coloque seus alunos para analisar esse documento que põe fim à Primeira Guerra Mundial.

Django Livre e a escravidão nos EUA

Conheça uma proposta de debate histórico sobre a escravidão nos EUA a partir do filme Django Livre.

Do medievo à modernidade em Dom Quixote

As questões históricas contidas em um clássico da literatura mundial.

Documentos da Ditadura Militar

Fale sobre o regime militar expondo documentos daquela época.

Educação e desenvolvimento social

Discuta em sala sobre quais os rumos tomados pela educação no país.

Eleições e Cidadania

Proponha uma atividade em que os alunos acompanhem as ações dos políticos eleitos.

Ensino da História indígena: literatura e mídia

O ensino da História indígena ampliou suas formas de abordagens a partir da Lei n. 11.645/08 que instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena brasileira.

Ensino da Segunda Guerra Mundial a partir das propagandas de guerra

Clique neste link da seção Canal do Educador do Brasil Escola e tenha acesso a uma sugestão de aula sobre o ensino da Segunda Guerra Mundial a partir das propagandas de guerra produzidas nos Estados Unidos e na União Soviética durante os anos do conflito.

Ensino de História e a Transversalidade

Saiba como trabalhar os temas transversais e os PCN’s no ensino de História e como revalorizar os alunos como sujeitos históricos e produtores de conhecimento.

Entre a Química, a Biologia e a História

Apresente uma aula integrando essas três áreas do conhecimento.

Escravos x Servos

Compare essas modalidades de trabalho por meio de documentos históricos.

Etnocentrismo e colonização

Uma importante relação a ser trabalhada nos conteúdos de História do Brasil.

Fatos históricos em Raul Seixas

Entre em contato com uma proposta de aula que trabalha fatos históricos a partir de uma música de Raul Seixas.

Fé, razão e o movimento renascentista

Trabalhe os valores do Renascimento por meio das palavras de Erasmo de Roterdã.

Feitiçaria na Europa Moderna

Por volta do século XVII, sob a acusação de praticar feitiçaria, várias pessoas foram queimadas vivas na Europa Moderna

Filmes importantes para entender História

Conheça alguns filmes importantes para entender História e alavanque o seu método de ensino!

Formas de resistência dos escravos no Brasil

Conheça uma proposta de aula que tem por base as formas de resistência dos escravos na conformação da sociedade brasileira.

Fugas reivindicativas de escravos na colônia

Conheça uma fonte histórica que expõe uma fuga reivindicativa no Brasil colonial para trabalhar com os alunos em sala de aula.

Fundamentos do anarquismo

Exponha as correntes de pensamento do século XIX por meio de um mesmo documento.

Fusca e indústria automobilística no Brasil

A origem da indústria automobilística no Brasil tem uma forte ligação com o Fusca, podendo ser utilizada pelo professor para debater a industrialização no país.

Gripe Suína x Peste Negra

O contraponto entre duas epidemias.

Gripe, uma antiga epidemia

Investigando o passado por meio de uma doença milenar.

Guerra do Paraguai e exército brasileiro

Debata com seus alunos a Guerra do Paraguai, a interrupção do desenvolvimento desse país e como o exército brasileiro tornou-se uma força política.

Guerra Franco-Prussiana, a guerra moderna

A Guerra Franco-Prussiana inaugurou a era das guerras modernas e do uso do nacionalismo como motivo de recrutamento e justificação dos conflitos.

Helenismo

Retome este conceito pelo relato do historiador Flávio Arriano.

História à mesa

Estude diferentes transformações históricas contrapondo os hábitos alimentares de hoje e do passado.

História dos vencidos em sala de aula

Leia uma proposta para trabalhar a história dos vencidos no Brasil através de uma animação cinematográfica.

História e charges

Uma sugestão sobre como trabalhar com charges durante as aulas de História.

História em quadrinhos em sala de aula

Conheça uma proposta de abordagem da disciplina de História com a utilização de quadrinhos em sala de aula.

História na creche

Introduza o mundo letrado nos primeiros anos do desenvolvimento infantil.

Hobbes x Maquiavel: as diferentes concepções de Estado

Dois pensadores que apontaram formas diferentes de se organizar um bom governo.

Idade Média e produção de conhecimento

Discuta a relação entre o pensamento medieval e a cultura greco-romana.

Imagens do Brasil por Marc Ferrez

Conheça uma proposta de abordagem da modernização brasileira através das fotografias de Marc Ferrez.

Imaginando a África

Analise de que maneira a situação da África é imaginada no cotidiano.

Imigração Japonesa

Uma forma de refletir as motivações da migração dos japoneses para o Brasil.

Imperialismo e África

Mapas e notícias para compreender os conflitos do continente africano.

Independência dos EUA: reforma ou revolução?

Debata o significado histórico da Independência dos EUA em sala de aula.

Influência da civilização islâmica no Brasil

A influência da civilização islâmica no Brasil se faz presente em vários âmbitos. Conheça uma proposta interdisciplinar sobre este tema.

Intercâmbio colombiano e mudanças sociais

Conheça o intercâmbio colombiano e como o professor pode trabalhar as consequências da chegada de Colombo às Américas.

Jogo da Independência

Uma interessante atividade para trabalhar o processo de Independência do Brasil.

Julgando a Reforma Agrária

Monte um júri simulado para discutir a reforma agrária no Brasil.

Lei 10.639/03 e o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana

Saiba mais sobre a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação no Brasil.

Lei de Terras x Homestead Act

Comparando duas leis que marcaram as políticas agrárias do Brasil e dos EUA.

Lei Mosaica e o Código de Hamurábi

O diálogo entre dois códigos jurídicos da Antiguidade.

Liberalismo x Nacionalismo

Tendências que ganharam espaço no Brasil após a Segunda Guerra Mundial.

Literatura e imperialismo

Uma proposta para se discutir as justificativas ideológicas do imperialismo.

Literatura no ensino de História

Veja como utilizar a literatura nas aulas de história. O professor de história poderá utilizar o texto literário como documento histórico.

Maiakovski, arte e Revolução Russa

Unindo Maiakovski e os fatos da Revolução Russa, é possível ao professor estimular a pesquisa sobre este importante acontecimento contemporâneo.

Movimento dos Cara Pintada e Passeata dos Cem Mil

Discutindo a ação dos jovens em diferentes contextos políticos da história brasileira.

Mundo caipira no filme Tapete Vermelho

Conheça uma proposta de aula para debater o mundo caipira e a modernidade com o filme Tapete Vermelho.

Muro de Berlim e Muro de Israel: dois muros da segregação

Nesta proposta de aula os muros de Berlim e Israel são pontos de partida para o debate sobre os muros da segregação existentes no passado e nos dias atuais.

Música como ferramenta para o ensino da Segunda Guerra Mundial

Clique e tenha acesso a uma sugestão de aula sobre o ensino da Segunda Guerra Mundial a partir das músicas produzidas pela banda sueca Sabaton. Veja algumas sugestões de temas que a banda trabalha e como eles podem ser explorados em sala de aula pelo professor.

Música e censura na Era Vargas

A censura na Era Vargas alcançou praticamente todos os meios de comunicação social como rádio, cinema, teatro e imprensa.

Nazismo e Neonazismo

Como diferenciar a ação desses dois movimentos aparentemente iguais?

Novas perspectivas para o ensino de história indígena

Saiba como ensinar a história indígena a partir da ampliação do conceito de cultura e conheça as novas possibilidades de reinterpretar e ressignificar a história dos povos indígenas.

Novos temas no ensino de História: alimentação

Veja aqui novos temas no ensino de História e saiba como a temática sobre a alimentação pode aproximar o ensino de História da realidade social dos alunos.

O abolicionismo e o gabinete da conciliação

Dois pontos importantes para se entender o quadro político do Segundo Reinado.

O Absolutismo na Inglaterra

O absolutismo na Inglaterra foi caracterizado pela centralização de poder nas mãos do Rei.

O AI-5 na voz de Chico Buarque

Uma aula sobre a repressão com o uso da canção “Acorda Amor”

O bipartidarismo na Ditadura Militar

Discuta a ação política do MDB durante o regime militar brasileiro.

O Brasil da Bossa Nova

Trabalhe as temáticas desse movimento musical em sala de aula.

O Brasil durante a Guerra Fria

Fale sobre a posição do Brasil na Guerra Fria através de documentos.

O BRock e a redemocratização do Brasil

Trabalhe o Brasil na década de 1980 com as canções das bandas de rock do período.

O conceito de classe social

Discuta os diversas formas de se organizar a sociedade experimentadas pelo homem.

O crescimento industrial do Brasil na década de 20

O crescimento industrial do Brasil na década de 20 fez aparecer a classe operária urbana

O criacionismo e o pensamento mítico

Como explorar o criacionismo destacando as diferentes explicações míticas espalhadas pelo mundo.

O cristianismo e a reinterpretação do trabalho

Considere os diferentes lugares ocupados pelo trabalho na ótica cristã.

O cristianismo e as religiões pagãs

Instigue a turma a descobrir o diálogo existente entre o cristianismo e as religiões pagãs.

O desafio dos mares

Os dilemas que afligiam o homem europeu durante o processo de expansão marítima.

O despotismo esclarecido e suas contradições

Debata as contradições presentes na administração pombalina.

O dia de Finados em diferentes culturas

Trabalhando a questão da diversidade por meio de uma data religiosa.

O direito divino dos reis

A explicação de um conceito pela fala de Jean Bodin.

O discurso de Hitler

O discurso de Hitler descreve claramente o quanto os poloneses eram uma raça impura.

O Estado, o crime e a favela

Fale sobre o significado dos criminosos e do Estado nos grupos sociais marginalizados.

O estudo da historiografia da Guerra do Paraguai em sala de aula

Clique e tenha acesso a informações a respeito da importância do ensino da historiografia da Guerra do Paraguai em sala de aula.

O fascismo e a crença religiosa

Mostre a dimensão religiosa que se manifestava no interior do pensamento fascista.

O feminismo, a máquina de lavar e a Idade Média

Debata as representações da mulher ao longo da História.

O filme “Crash, no limite” e sua abordagem étnico-racial

O filme “Crash, no limite” e sua abordagem étnico-racial na sociedade estadunidense.

O fim do professor palestrante

O aprendizado de História e a fala dominante do professor.

O fim social da terra

Uma questão contemporânea a ser discutida com uso de uma poesia.

O funcionamento do pacto colonial

Exponha os efeitos do pacto colonial com um documento do século XVIII.

O ideal de riqueza no Brasil Colônia

A posse de escravos enquanto elemento de distinção social.

O iluminismo e o lugar da mulher

Os diferentes lugares ocupados pela mulher por meio das instituições de ensino.

O imaginário da Conquista do Oeste

Discuta com os alunos o processo de expansão dos territórios norte-americanos.

O impacto da mineração no Brasil Colônia

As consequências ligadas ao desenrolar dessa atividade econômica no século XVIII.

O imperialismo americano na periferia

Sugestão de aula sobre imperialismo americano a partir do ponto de vista de um escritor da periferia das grandes cidades brasileiras.

O Império Romano e o cristianismo

Discuta a situação dessa religião com o uso de documentos da época.

O laconismo e o papel da mulher em Esparta

Uma proposta que discute as características das populações da Grécia Antiga.

O lugar da informação na “Era da Informação”

Um tema de suma importância na formação crítica dos nossos alunos.

O lugar das profissões no mundo contemporâneo

Uma discussão que não pode ser evitada entre os alunos do Ensino Médio.

O mito do primata caçador

Relativize o papel desempenhado pelos hominídeos durante a Pré-História.

O nacional, o estrangeiro e a identidade cultural contemporânea

Faça uma rica discussão sobre esses temas trabalhando uma composição de Gonzaguinha.

O nazismo e as gangues contemporâneas

Um contraponto de duas experiências marcadas pela questão da violência.

O negro nas artes

Uma pesquisa envolvendo a questão racial no Brasil.

O operariado brasileiro no início do século XX

Faça um contraponto entre os trabalhadores brasileiros de hoje e do passado.

O Plano Collor

Passos e sugestões para entender esse plano econômico em sala de aula.

O Planto Trienal e as tensões do governo João Goulart

Outra maneira de se enxergar a imagem política de Jango.

O pluripartidarismo no Brasil

Algumas questões que retomam a história do sistema partidário brasileiro.

O poder político: entre a teoria absolutista e o Iluminismo

Debata duas visões distintas sobre o poder político.

O processo de abolição

Reconstrua o processo de abolição por meio de uma interessante atividade.

O processo de urbanização brasileiro

Trabalhe a urbanização brasileira por meio de diferentes narrativas.

O relativismo no estudo da História

Como a Antropologia pode dialogar com a História em sala de aula.

O Renascimento e a arte do período

O Renascimento permitiu ao homem do período o resgate das suas potencialidades

O republicanismo no Império

Analisando a proposta republicana por meio de um documento.

O samba do Período Joanino

Discuta a administração de Dom João VI usando uma letra de Martinho da Vila.

O samba e a questão do trabalho

Demonstre como as letras de samba se modificaram ao longo do tempo.

O tabaco na economia colonial

Exponha a complexidade da econômica colonial por meio dessa atividade específica.

O tema terrorismo nas aulas de História

O tema terrorismo deve ser trabalhado nas aulas de História e apresenta quatro divisões: terrorismo revolucionário, nacionalista, de Estado e criminoso. Veja mais!

O tempo da natureza x o tempo dos relógios

Faça uma atividade apontando as diferentes formas de organizar o tempo.

O tempo e o cotidiano

Mostre como a contagem e o uso do tempo partem de uma construção cultural.

O trabalhismo na Era Vargas

Usando imagens para compreender as relações entre o Estado e os trabalhadores na Era Vargas.

O uso da linha espaço temporal

Uma atividade para aprimorar a noção espaço-temporal nas aulas de História.

O uso de documentos históricos em sala de aula

História, documentos, documentos históricos, argumentação histórica, narrativa histórica, História em documentos, compreensão do passado, trabalho com documentos em sala de aula, metodologia de ensino em História.

O uso de fotos em sala de aula

Trabalhe a interpretação de fotos durante as aulas de História.

O uso de música no ensino de história

Saiba quais as outras formas que a música pode ser empregada em suas aulas de História.

O valor histórico de Lampião

As representações diversas do cangaceiro que marcou a história nordestina.

O valor histórico do trabalho

Demonstrando os diferentes significados do trabalho ao longo do tempo.

O voto no Brasil

A sua importância política e as sua diferentes mudanças históricas.

Olhando os mapas como documentos

Utilize diferentes mapas para demonstrar os valores distintos na Idade Média e no Renascimento.

Olimpíadas, racismo e Alemanha Nazista

As olimpíadas e a questão racial no interior do pensamento nazista.

Operário em Construção e a consciência social

Nesta proposta de ensino, o professor poderá utilizar o poema Operário em Construção como tema para debater a construção da classe operária.

Opulência e repressão no período regencial

Monte um quadro analítico sobre as rebeliões regenciais.

Os bandeirantes e a mineração

O olhar da Coroa sobre a ação dos bandeirantes e a atividade mineradora.

Os bárbaros, os germânicos e as palavras

A questão da história das palavras e as diferenças culturais.

Os burgueses, os exércitos e o poder real

Uma tríade que melhor revela o processo de formação das monarquias nacionais.

Os centros urbanos e a Revolução Industrial

A transformação das cidades pelo olhar do escritor Charles Dickens.

Os conceitos na aula de História

A discussão dos conceitos históricos no cotidiano escolar.

Os estereótipos na figura da mulher africana

A criação do estereótipo da mulher africana resultou em sua exclusão e silêncio ao longo dos tempos.

Os heróis e vilões da História

Como problematizar devidamente algumas personagens históricas em sala de aula.

Os impostos na sociedade atual

Utilize do passado para falar sobre um tema comum aos alunos.

Os malês e a escravidão no Brasil

Uma proposta de debate sobre a escravidão brasileira com o exemplo de uma revolta.

Os múltiplos papéis do negro na sociedade escravocrata

Realize um debate sobre as funções assumidas pelos escravos através das pinturas de Debret.

Os Núbios e a História

Estudando comparativamente uma civilização africana e o mundo contemporâneo.

Os políticos e a História do Brasil

Demonstre com documentos de séculos diferentes o comportamento de nossos políticos.

Os portugueses e a dominação do território brasileiro

Instigue seus alunos a verem o nosso passado de outra maneira.

Os reflexos da Revolução Haitiana no Brasil

Debata sobre a repercussão do evento histórico no Brasil do século XIX.

Os terrores da Primeira Guerra

As atrocidades da guerra como meio de reflexão sobre o mundo contemporâneo.

Os valores do Renascimento

Renascimento, aula sobre Renascimento, os valores do Renascimento, Metodologia de Ensino em História, humanismo, racionalismo, religiosidade, Idade Moderna, Idade Média, tempo histórico, O Cristo morto com anjos, A lamentação sobre o Cristo Morto, Andrea Mantegna, Rosso Fiorentino.

Padre Vieira e o Novo Mundo

Discutindo a colonização do Brasil através da obra do Pe. Antônio Vieira.

Pensando a História Contemporânea

Questione com seus alunos as implicações da tecnologia na atualidade.

Pensando as novas tecnologias

Um breve exercício interdisciplinar entre as Ciências Humanas e a Matemática.

Pensando historicamente o problema da escravidão

Proponha um rico debate comparando os diferentes tipos de escravidão experimentados na História.

Persépolis e a Revolução Iraniana

Conheça essa proposta de trabalhar a Revolução Iraniana a partir do livro Persépolis.

Peste Negra e Aids – Comparação histórica entre duas epidemias

Peste negra, AIDS, Idade Média, Idade Contemporânea, preconceitos históricos, comparações históricas, judeus, homossexuais, História das Doenças, epidemias, mundo medieval, mundo contemporâneo.

Pintura rupestre em sala de aula

A simulação de criação de pintura rupestre pelos alunos estimula a análise de fontes históricas através de atividade lúdica.

Pinturas rupestres e a Caverna de Chauvet

Através dessa sugestão de aula, os alunos podem conhecer a Caverna de Chauvet e a beleza das mais antigas pinturas rupestres conhecidas.

Portinari: economia e trabalho no Brasil

Trabalhe a história econômica brasileira através da obra desse importante artista.

Proclamação da República: um debate com poesia

Discuta o significado histórico da República por meio da poesia de Murilo Mendes.

Propaganda e a Primeira Guerra Mundial

Utilize cartazes para mostrar aos alunos a exploração do sentimento nacionalista na Primeira Guerra Mundial.

Propriedade: uma questão do Iluminismo

Iluminismo, Movimento Iluminista, pensadores iluministas, valores iluministas, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, propriedade, igualdade, leis naturais, estudo comparativo, metodologia de ensino em História.

Protestantes x Católicos: uma discussão sobre a Reforma

Os impactos de uma polêmica do século XVI no tempo recente.

Quadrinhos e História

Utilizando os quadrinhos como instrumento de compreensão do passado.

Queda do comunismo e o caso romeno

Conheça uma proposta de trabalho sobre a queda do comunismo através do filme A Leste de Bucareste.

Redemocratização e violência policial

Discuta sobre os problemas que marcaram o país após o fim da Ditadura Militar.

Reflexos da cultura hippie no Brasil

Trabalhe com uma canção que assinala a existência da cultura hippie no Brasil.

Relações de trabalho na América Espanhola

Compare e discuta o uso da força de trabalho no ambiente colonial espanhol.

Relatando a chegada da Família Real Portuguesa

Um meio diferente para se contar a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil.

Religiosidade Colonial

Como o estudo da religiosidade colonial renova nosso passado histórico.

Repensando o ludismo

Discuta o ludismo por meio de uma rica fonte documental.

Ressaltando as diretrizes mercantilistas

Debatas as teorias mercantilistas e compare-as com a economia contemporânea.

Revisando conteúdo com um dito popular

O panorama econômico português no século XVIII através de um simples dito popular.

Revolta da Chibata e o Mestre-sala dos Mares

Clique aqui e conheça uma proposta de aula sobre a Revolta da Chibata e a música de João Bosco e Aldir Blanc, Mestre-Sala dos Mares.

Revolta da Vacina e cidadania

A questão da cidadania e o cenário político da República Velha.

Revoltas pelo transporte coletivo no Brasil

Entre em contato com uma sugestão de aula que trata a questão das revoltas pelo transporte coletivo no Brasil de forma historicamente comparada.

Sala ambiente e ensino de História

Veja aqui como formar uma sala ambiente de História e conheça a possiblidade didático-pedagógica que essa sala proporciona para o processo de ensino e aprendizagem.

Segunda Guerra Mundial, Estado Novo e suas canções

Trabalhe a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial com a utilização de canções da época.

Shakespeare nas aulas de História

Veja como a obra de Shakespeare pode ser um recurso valioso para a abordagem de diversos assuntos nas aulas de História.

Simpsons e a Lei Seca nos EUA

Conheça uma proposta de aula de história sobre a Lei Seca nos EUA a partir da animação os Simpsons. Clique aqui e confira!

Slogans do populismo

O que havia por de trás dos slogans populistas?

SNI e a circulação de informações na ditadura

Conheça documentos do SNI publicados pelo Arquivo do Estado de São Paulo e a possibilidade de trabalhar com eles em sala de aula.

Sobradinho e o impacto das usinas hidrelétricas

Conheça esta proposta de aula que versa sobre as diferentes formas de ver os impactos causados pelas usinas hidrelétricas ao longo do tempo.

Socialismo e religiosidade

Discuta em sala um dos pontos desta corrente de pensamento nascida no século XIX.

Socialismo x Stalinismo

As contradições entre o socialismo e o governo de Josef Stálin.

Sugestão de aula sobre a economia açucareira no Brasil

Confira nossa sugestão de aula sobre a economia açucareira no Brasil e saiba como tornar sua aula um pouco mais criativa e menos exaustiva.

Sugestão de aula sobre a tensão social na França pré-revolucionária

Veja uma sugestão de aula sobre a tensão social na França pré-revolucionária que pode ser bem aproveitada em aulas para o ensino médio.

Sugestão de aula sobre os diferentes tipos de iluminismo

Confira uma sugestão de aula sobre os diferentes tipos de iluminismo a partir da obra da historiadora Gertrude Himmelfarb.

Sugestão de aula sobre Spix e Martius

Confira uma sugestão de aula sobre a história do Brasil a partir do olhar de Spix e Martius!

Tecnologia e desigualdade

Uma questão pouco explorada entre os alunos.

Teoria socialista e stalinismo

Refletindo o papel do Estado nas teorias de Marx e sua consolidação na União Soviética.

Trabalhado o filme “Tempos Modernos”

Ressalte as consequências da Revolução Industrial por meio deste clássico do cinema.

Trabalhando a independência

O uso de uma charge pode render uma excelente atividade.

Trabalhando com texto: “Ritos Corporais entre os Nacirema”

Sugestão de um texto para o trabalho com temáticas indígenas.

Trabalhando o filme Narradores de Javé

Narradores de Javé: o filme que possibilitará uma discussão com os alunos sobre os critérios de validade da escrita da história.

Trabalho, cotidiano e a industrialização do Brasil

Questões do começo do século XX em uma canção do grande poeta Noel Rosa.

Tropicalismo e ruptura cultural no Brasil

Confira uma proposta de aula com uma abordagem interdisciplinar do Tropicalismo.

Um bairro operário do início do século XX

As questões e problemas que marcam o operariado brasileiro.

Uma canção para debater o socialismo utópico

Utilize uma canção da banda canadense Rush para falar sobre o assunto.

Uma revisão sobre a Era Vargas

Revise aspectos fundamentais desta longa fase do Brasil República.

Uma sátira da Guerra do Paraguai

Uma crítica contra a Guerra do Paraguai.

Uso de filmes na aula de história

As possibilidades do uso de filmes na aula de história como uma importante ferramenta na transmissão do conhecimento histórico.

Uso de fontes históricas nas aulas de História

Saiba como utilizar fontes históricas nas aulas de História, de forma a tornar as aulas mais atrativas, aguçando a curiosidade, a criatividade e a capacidade de reflexão dos alunos.

Uso de mapas no ensino de História do Brasil

Clique neste link e tenha acesso a uma sugestão de aula sobre a história do Brasil. Além de abordarmos a importância de se utilizar o mapa em sala de aula, sugerimos dois assuntos distintos nos quais o mapa é um recurso fundamental.

Uso de música para o ensino da história do Império Romano

Clique neste link do Canal do Educador do Brasil Escola e tenha acesso a uma sugestão de aula sobre a história do Império Romano. Nessa sugestão de aula utilizamos o exemplo da banda canadense Ex Deo e explicamos como os clipes e letras dessa banda podem ser utilizados para explorar eventos da história romana.

Visita ao museu na aula de história

Saiba como a visita a um museu pode ser uma importante ferramenta na transmissão do conhecimento do passado humano.

Visita virtual à Capela Sistina

Conheça uma proposta de visita virtual à Capela Sistina e a possibilidade de colocar seus alunos em contato com obras de Michelangelo.

Visões distintas sobre o imperialismo

Os diferentes olhares sob um mesmo processo histórico.

Visões sobre a Anistia

As diferentes formas de se ver um mesmo fato histórico.

“A língua das Mariposas" e a Espanha em 1930

“A língua das Mariposas” é um bom filme para se trabalhar a Espanha em 1930. Saiba mais!

Versão Desktop