Hoje a aula será prática

Estratégias de ensino-aprendizagem

Aquecimento Global... uma aula de Biologia

Final do intervalo do recreio e os alunos buscam seus lugares, ou término da aula de educação física e os alunos suados retornam para a sala de aula. Aquele cheiro contagiante e aquela umidade presente modificam por completo toda estrutura daquela que seria uma aula planejada. Alguns alunos insistem em ficar abanando com folhas e livros e a demora de alguns faz com que outros alunos se agitem ainda mais.

É exatamente nesse momento que a aula prática pode ser desenvolvida!

Temas científicos dificilmente são compreendidos pelos alunos enquanto teoria, mas quando buscamos trazê-los para a vida cotidiana, esperamos que lhes sejam mais compreensíveis.

Vamos a nossa aula:

1. Todos estão eufóricos, peça para que fechem as portas e as janelas!
O que é isso professor? Com certeza nos momentos iniciais o professor será o centro das atenções... será questionado por todos, até por aqueles alunos esforçados que sentam nas primeiras cadeiras.

Mas pra que essa atitude? Para começar a aula...

Com muita calma peça aos alunos que comentem sobre o que eles estão sentido e se percebem que o calor está aumentando.

Nosso planeta está passando por um processo conhecido como aquecimento global e o grande vilão desse aquecimento são as altas emissões de gás carbônico que, por suas características, tem a capacidade de reter calor na atmosfera. E como na sala de aula fechada o gás carbônico liberado pela respiração dos alunos está preso, assim também na atmosfera terrestre ele não consegue sair.

Como os alunos estão agitados, conversando, ofegantes, será potencializada a quantidade de gás carbônico, que naturalmente é mínima na atmosfera, mas num lugar fechado irá se acumular.

2. Vamos para a segunda experiência do dia. Peça para os alunos observarem que com o aumento da temperatura, seu corpo passou a suar com maior intensidade, mas qual seria a intenção do organismo ao transpirar? Nosso organismo, se a temperatura externa aumenta, exigirá uma forma de resfriamento, daí a tentativa do organismo de se resfriar.

Comente com eles se já assistiram ao filme “Um dia depois de amanhã”. Com certeza vários alunos terão assistido! Pergunte o que acontece no filme. O planeta, em razão das mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global, entra num período de forte resfriamento, parecendo uma nova era do gelo... o problema que gerou o aquecimento, desencadeou num posterior resfriamento!

Finalizando sua aula, busque rapidamente relacionar as consequências dessa perda excessiva de água para o organismo dos alunos. Como a transpiração está intensa e o organismo já perdeu muita água, haverá a necessidade de se repor os líquidos perdidos e enquanto isso não ocorre, os rins estarão com a difícil missão de reabsorver o máximo de água possível, tornando a urina ainda mais concentrada. Mas nosso planeta não poderá adquirir água externamente, assim, as toxinas e resíduos passarão a se acumular no meio ambiente cada vez mais concentrados.

Claro que são meras analogias, mas esperamos ter contribuído para uma aula diferente!

 

Fabrício Alves Ferreira
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Versão Desktop