Identificação dos sólidos geométricos

Estratégias de ensino-aprendizagem

A reprodução e a identificação dos sólidos geométricos não é uma atividade fácil. Para que os alunos consigam identificá-los sem muitos traumas é preciso deixar que eles cheguem às suas próprias conclusões.

Ao iniciarmos o estudo sobre os sólidos geométricos, o professor deve trazer para a sala de aula sucatas que podem identificar alguns sólidos geométricos, como: caixa de pasta de dente, caixa de leite, chapeuzinho de festa infantil, rolo de papel higiênico.

Divida a sala de aula em grupos de no máximo 4 participantes e distribua a eles essas sucatas e peça que, com o auxílio de uma tesoura, abram as figuras da seguinte forma:

Ao abrirmos essas figuras estaremos planificando-as, com essa planificação iremos perceber a presença de algumas figuras planas. Como no exemplo acima, ao planificarmos o rolo de papel higiênico perceberemos que ele é formado por um retângulo e a caixa de pasta de dente é formada por vários retângulos.

Nesse momento cabe ao professor mostrar a relação dos sólidos geométricos com as figuras planas, medindo as dimensões das figuras planas formadas com a planificação e encontrar a área total de cada sólido.

Agora, o professor deve unir (fechar) a planificação desse sólido, mostrando para os alunos que aquele sólido terá um volume, ou seja, é possível preencher a parte interna com algo. E esse volume dependerá das suas dimensões. Por exemplo: uma caixa de suco de 250 ml tem um volume menor que uma caixa de suco de 1 litro, pois as suas dimensões (medidas de comprimento, largura e altura) são menores. Assim, figuras com formas diferentes podem possuir o mesmo volume, basta que suas dimensões possuam a mesma proporção.

Até então os alunos conseguem identificar as diferentes formas que compõem um sólido geométrico: alguns com formas arredondadas outros não.

Como o foco dessa aula é a identificação dos sólidos geométricos, nesse segundo momento o professor deve distribuir para todos os grupos sólidos geométricos de diferentes formas, e pedir que eles os separem em 2 grupos, levando em consideração as características em comum, nesse momento o professor não deve interferir.

Feita a separação dos sólidos geométricos, o professor deve propor aos alunos uma discussão sobre os critérios utilizados na divisão dos grupos. Depois de anotar e levar em consideração as informações dadas pelos alunos, o professor deve montar um esquema no quadro, mostrando como é feita a separação desses dois grupos:
 

Especifique as características de cada grupo e peça que verifique se tinham feito a divisão corretamente. Logo após mostre que os poliedros são divididos em prismas, pirâmides e os corpos redondos em cone, cilindro e esfera.

Depois das identificações feitas, distribua para cada grupo planificações de sólidos geométricos e peça que os alunos planifiquem as que estão montadas e, assim, construa com as planificações dadas outros sólidos geométricos.

 

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Versão Desktop