Informações sobre o piolho e formas eficazes de combatê-lo

Estratégias de ensino-aprendizagem

Raspar a cabeça pode auxiliar, mas não é imprescindível no controle da pediculose.

A pediculose ou, em termos mais simples, infestação do piolho, é algo bastante incômodo e que pode gerar constrangimento à criança e sua família, dependendo da forma com que esta situação é trabalhada. Assim, pais e professores têm a importante tarefa de compreender aspectos relacionados a este inseto, auxiliando na sua prevenção, controle e combate. Desta forma, deixo alguns tópicos importantes sobre esta questão:

- Piolhos são transmitidos pelo contato cabeça – cabeça e pelo compartilhamento de objetos de uso pessoal, como bonés, capacetes, tiaras, toalhas e fronhas. Apesar de não saltarem nem voarem, são bastante ágeis em sua locomoção.


- Lavar a cabeça frequentemente reduz as chances de infestação, mas não anula essa possibilidade, já que piolhos, principalmente lêndeas, são bastante resistentes. Assim, piolho não é algo restrito apenas àqueles cujos hábitos de higiene deixam a desejar.

- Produtos para o combate da pediculose, além de serem caros, nem sempre são eficazes, já que a seleção artificial destes organismos, ao longo do tempo, fizeram com que se tornassem resistentes a algumas fórmulas.

- Alguns produtos caseiros podem ser eficazes, mas oferecem o risco de causar reações alérgicas, irritações, ou mesmo danificar o cabelo e couro cabeludo.

- O método de pentear com pente fino e catar manualmente piolhos, pelo menos uma vez por semana, ainda é o método mais eficaz para a eliminação destes insetos, principalmente se consideramos que muitas pessoas não têm sensibilidade à ação dos piolhos, mas, no entanto, podem ter em suas cabeças um batalhão destes organismos, propiciando a infestação naqueles de seu convívio.

- Ao fazer a catação/penteação, pode ser interessante aplicar condicionador no cabelo relativamente molhado, ou azeite, para facilitar o deslizamento do pente. Os piolhos retirados devem ser depositados em recipiente com álcool ou vinagre diluído em água, por um período de 30 minutos e, posteriormente, eliminados no vaso sanitário.

- Quanto às lêndeas, mais difíceis de serem retiradas, deve-se molhar um algodão em solução com a mesma proporção de água e vinagre de maçã, e pressioná-lo em aproximadamente cinco fios contendo estes organismos, puxando da base até a ponta dos cabelos; repetindo o procedimento em todo o cabelo.

- Roupas de cama, toalhas, bichos de pelúcia e outros objetos que podem ter entrado em contato com a cabeça da criança infestada devem ser fervidos ou enxaguados em água quente.

- Familiares e colegas devem usar o pente fino, a fim de verificar se foram também infestados.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Artigos Relacionados

Semana do piolho

Criação de uma semana para debate sobre um problema comum nas escolas, em séries iniciais.

Versão Desktop