Jogando com a Tabela Periódica

Estratégias de ensino-aprendizagem

Quais são estes elementos? Participe da brincadeira!

O estudo da Tabela periódica através da “decoreba” já ficou ultrapassado. Este método foi muito usado por professores e consistia na tarefa do aluno em memorizar todos os elementos e seus respectivos símbolos atômicos. Como se não bastasse, eram cobrados também a ordem em que aparecem: família e período. Em alguns casos, o aluno tinha que saber de cor a massa e número atômico, ou seja, ao menos que este seja um gênio da memorização, é impossível dizer ao pé da letra as propriedades de todos os elementos.

A dificuldade de memorizar estes critérios se explica pela enorme variedade de elementos presentes na tabela, uma vez que já somam 114 e com o passar do tempo são descobertos novos, por isso este método de aprendizagem, exposto acima, fica ultrapassado.


Mas eis aqui uma idéia que pode revolucionar as aulas de química: um jogo envolvendo os elementos químicos presentes na Tabela. Não se trata de decorar e sim de aprender o porquê da posição e nomenclatura adotados, para isso é preciso saber o seguinte:

- A nomenclatura que provém do latim foi adotada de acordo com critérios internacionais, sendo que os elementos da Tabela Periódica são reconhecidos em qualquer língua ou alfabeto, ou seja, o símbolo é o mesmo em qualquer país.

- O símbolo é a letra inicial maiúscula do nome latino do elemento, seguida, se necessário, de uma segunda letra minúscula, por exemplo: o Cromo é representado por Cr porque já existia outro elemento com símbolo C, o Carbono.

- Os elementos se organizam em períodos e famílias de acordo com suas propriedades, como se vê, não é preciso decorar para saber a posição que o elemento ocupa na Tabela basta saber sua classificação: metal, semimetal, ametal, gás nobre, etc.

Montagem do jogo

Material

- Caixa fechada com abertura pequena na parte superior (caixa de sorteio);
- Fichas com símbolos dos elementos.

Observação: Faça você mesmo as fichas, recorte retângulos utilizando papel cartão e escreva neles os símbolos dos principais elementos.

Regras do jogo

Os alunos devem ficar em círculo para visualizarem melhor a brincadeira que pode ser realizada com um aluno em individual ou em equipe. Adotando a primeira opção, o professor tem a oportunidade de avaliar a dificuldade de cada aluno, agora, em equipe é possível observar o trabalho conjunto. Para ambos siga os passos:

1. Peça a um aluno que retire de dentro da caixa uma ficha, este (ou a equipe) terá que dizer o elemento que corresponde ao símbolo, como ele se classifica e a qual família pertence.

2. Se o aluno não souber, o professor responde à pergunta e aproveita o espaço para explorar o conteúdo, por exemplo, se o elemento for o Ferro pode-se esclarecer sobre as propriedades e por que este elemento é classificado como metal.

3. Ao final da brincadeira, como forma de incentivo aos estudos, seria interessante premiar os alunos que se saíram melhor com brindes como: caixas de bombons, canetas ou agendas.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Artigos Relacionados

Memorando da Tabela Periódica

Como aprender símbolos atômicos brincando com as palavras.

Versão Desktop