Jogo de Geografia em sala de aula: descobrindo a palavra

Estratégias de ensino-aprendizagem

A realização de um jogo de Geografia em sala de aula pode ajudar a dinamizar o ensino.

Para variar um pouco as aulas e quebrar o ritmo, um jogo fácil e dinâmico pode ajudar

Uma boa estratégia para dinamizar o contexto educacional na escola é oportunizar a realização de momentos lúdicos. No presente texto, abordaremos uma sugestão de jogo de Geografia em sala de aula que pode ser executada tanto para descontrair quanto para atrair a atenção dos alunos e trabalhar de forma alternativa os conceitos apreendidos.

O jogo de Geografia em questão denomina-se “Descobrindo a Palavra” e é muito semelhante ao famoso “jogo da forca”, com a diferença de não haver limites de tentativas e também por envolver a participação de toda a turma, além de contar com pontuações.

A seguir, os passos para a realização da brincadeira:

1) Se houver muitos alunos em sala, divida-os em grupos, com no máximo cinco em cada. Os grupos competirão entre si.

2) Estabeleça uma forma de sorteio, como uma numeração ou nome para cada grupo a ser sorteada em papéis dobrados ou por formas diversas.

3) Escolha a palavra e uma dica, colocando o número de espaços referentes à cada letra da palavra a ser adivinhada e uma dica correspondente logo abaixo. Exemplo:

A título de exemplificação, a palavra escolhida foi “Geografia”

4) Sorteie, a cada vez, o grupo que deverá dizer uma letra. Para cada acerto, é um ponto. Caso alguém acerte a palavra inteira, são cinco pontos. A palavra só poderá ser dita quanto faltar três letras para completá-la.

5) Assim, vence aquele grupo que fizer a maior pontuação ao final da aula.

Ao invés do sorteio, o professor também poderá optar por cada grupo de uma vez.

Assim, sugerimos que o professor trabalhe com palavras referentes a termos e conceitos-chave que foram apreendidos ao longo do ano ou do bimestre a fim de que os alunos apreendam melhor os temas trabalhados e associem a matéria a algo divertido, o que pode fazer com que as aulas rendam mais.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Artigos Relacionados

Trabalho de Campo sobre Problemas Urbanos

Uma sugestão de aula de campo sobre os problemas urbanos. Leia e confira!

Trabalho de campo com aula sobre as desigualdades sociais

Conheça uma estratégia de aula sobre as desigualdades sociais através da realização de um trabalho de campo com os alunos!

Visualizando o papel do Estado no espaço geográfico

Uma proposta de aula de campo acerca da ação e do papel do Estado no espaço geográfico.

Versão Desktop