Medida do tempo de reação

Estratégias de ensino-aprendizagem

O tempo de reação de uma pessoa é de suma importância para sua vida diária. A medida desse tempo de reação pode ser determinada através de um experimento simples.

Esta atividade experimental tem por objetivo auxiliar o professor na aplicação de conteúdos relacionados à variação do espaço, cálculo da velocidade de um objeto, bem como ensinar a determinar o tempo de queda de um corpo (objeto). A aplicação dessa atividade pode ocorrer tanto no início dos conceitos da cinemática, quanto no fim do conteúdo – isso vai depender do ritmo de aprendizado da turma.

O tempo de reação das pessoas pode ser facilmente medido com um experimento simples de queda livre. Para esse experimento são necessárias duas pessoas e uma régua grande.

O experimentador segura uma régua pela ponta. A outra pessoa, cujo tempo de reação se quer medir, fica com a mão em posição de segurar a ponta de baixo da régua, mas sem tocá-la. Em determinado instante, e sem aviso prévio, o experimentador solta a régua.

Quando isso ocorre, o outro deve tentar segurá-la, sem mover a mão para baixo. Em virtude do tempo de reação, a régua vai cair alguns centímetros antes de ser segurada. Essa distância Δx pode ser lida diretamente na marcação da régua, onde ela foi segurada.

A partir do valor de Δx, podemos calcular o tempo de queda, que é igual ao de reação. Usando a equação do MRUV:

Com:

a=g     e     v0=0

Onde Δx é a distância que a régua cai, g é a aceleração da gravidade e t é o tempo de reação da pessoa. Assim, podemos calcular o tempo de reação com:

Para medir tempos de reação de até 0,5 segundo é necessária uma régua de comprimento mínimo de 1,25 metros.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Artigos Relacionados

Medida indireta da velocidade escalar média

Determinando indiretamente a medida da velocidade escalar média através de um experimento.

Queda dos corpos sem a resistência do ar

O poder de um anteparo protetor sobre os corpos

Versão Desktop