Métodos práticos para ensinar a identificação de ácidos e bases

Estratégias de ensino-aprendizagem

Esta proposta apresenta uma sequência de métodos para ensinar, de forma prática, a identificação de ácidos e bases em sala de aula.

Papel identifica se uma solução é ácida, básica ou neutra

Este texto aborda alguns métodos de ensino de identificação de ácidos e bases voltados tanto para alunos de ensino fundamental (mais especificamente, do nono ano) quanto para os de ensino médio.

Como os ácidos e as bases são substâncias muito utilizadas em grande parte dos processos químicos (por exemplo, nas reações inorgânicas de neutralização) e na composição de diversos alimentos consumidos por nós, como os refrigerantes, esta proposta de trabalho visa demonstrar alguns métodos que podem ser úteis em sala de aula para ensinar, de forma prática, a identificar os ácidos e as bases.

Vale ressaltar que, nesta proposta de ensino de identificação de ácidos e bases, um importante referencial utilizado é o pH de uma solução. Sendo assim, é importante que os alunos saibam que:

  • Se a solução apresenta um pH = 7, ela é neutra;

  • Se a solução apresenta um pH ≥ 7, ela é básica;

  • Se a solução apresenta um pH ≤ 7, ela é ácida.

A seguir, apresentamos os recursos que podem ser utilizados com o objetivo de identificar ácidos e bases.

Identificação de ácidos e bases por meio da utilização de indicadores químicos


Resultados da adição de tornassol azul a um meio ácido, neutro e básico

Indicadores químicos são substâncias naturais ou sintéticas que, quando adicionadas a uma determinada solução, podem ou não conferir uma nova coloração ao meio. Esse método (com a alteração ou não da cor) auxilia na indicação da característica do meio (se ácido, básico ou neutro).

Vários são os indicadores que podem ser utilizados em sala de aula na identificação de ácidos e bases, como:

  • Fenolftaleína: quando adicionada a uma solução, não provoca a alteração da cor se o meio é ácido. Já no meio básico, altera a cor da solução para rosa;

  • Alaranjado de metila: ao ser adicionado a uma solução, provoca a alteração da cor para vermelho se o meio é ácido. Já no meio básico, altera a cor da solução para amarelo;

  • Tornassol azul: ao ser adicionado a uma solução, provoca a alteração da cor para vermelho (ou rosa) se o meio é ácido. Já no meio básico, altera a cor da solução para azul-escuro;

  • Extrato de repolho roxo: ao ser adicionado a uma solução, altera a cor da solução para vermelho se o meio é ácido. Já no meio básico, promove alteração da cor da solução para verde.

Para a utilização desses indicadores químicos na identificação de ácidos e bases, sugerimos que sejam preparadas:

  • Uma solução aquosa contendo 10 mL de água destilada e 5 mL de água sanitária;

  • Uma solução aquosa contendo 10 mL de água destilada e 5 mL de refrigerante de limão.

Em seguida, basta adicionar esses indicadores químicos a cada uma dessas soluções.

Identificação de ácidos e bases pela utilização de papéis indicadores


Exemplo de um modelo de papel indicador utilizado na identificação de ácidos e bases

Papéis indicadores são fitas de papel, geralmente com o indicador tornassol em sua composição, que, quando em contato com uma solução qualquer, mudam de cor.

Na caixa em que os papéis são vendidos, é possível encontrar uma tabela com as cores e os valores de pH correspondentes. Para a utilização do papel indicador, sugerimos que sejam preparados:

  • Suco de laranja;

  • Suco de caju.

Em seguida, basta posicionar o papel indicador em cada uma das soluções.

Identificação de ácidos e bases pela utilização de ph-metro

Um ácido ou uma base podem ser identificados, desde que em solução, por meio da utilização de um equipamento denominado ph-metro.


Imagem de um modelo específico de ph-metro

O ph-metro é um equipamento capaz de aferir o valor do pH da solução analisada. A partir desse valor, é possível determinar a característica da solução (se ácida, básica ou neutra).

Para a utilização do ph-metro na identificação de ácidos e bases, sugerimos que sejam preparadas:

  • Uma solução aquosa contendo 10 mL de água destilada e 5 mL de ácido acético (vinagre);

  • Uma solução aquosa contendo 20 mL de água destilada e 5 g de hidróxido de sódio.

Em seguida, basta posicionar o ph-metro em cada uma das soluções.

Avaliação dos alunos na execução dos métodos sugeridos

É interessante que a proposta de identificação de ácidos e bases em sala de aula seja realizada pelos próprios alunos sob a supervisão do educador(a). Assim, sugerimos que o(a) educador(a) avalie:

  • O envolvimento do estudante com a atividade;

  • O relatório sobre a atividade prática;

  • Zelo no manuseio dos materiais utilizados.


Por Me. Diogo Lopes Dias

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